TV online Azes Gospel

Watch from azesgospel at livestream.com

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pode a Sua Consciência Ser Seu Guia?


Pode a Sua Consciência Ser Seu Guia?

1 Timóteo 1:18-20

Autor: Pr. Walter de Lima Filho

27 de setembro de 2012 – 5ª Feira Azes Gospel às 20h30 / Programa Sintonia com Deus via www.livestream.com/azesgospel

 
Frequentemente nós ouvimos: “Eu sou guiado pela minha consciência, ela não me acusa de nada e me diz que sou uma pessoa boa!” A verdade é que muitas pessoas têm arruinado suas vidas por seguirem uma consciência danificada.

Nós, como cristãos, sabemos que o caminho da desobediência a Deus é a destruição. (v.19) É cair nas garras de Satanás! (v.20)

 

www.MidiaGospel.Com.br Estudo Biblico Jesus DEUS.br / www.estudosgospel.com.br / www.centraldepregadores.com
Deus deu aos homens um dom universal, a consciência. O que ela faz? Ela nos dá a capacidade de discernir entre o certo e o errado. Mas o problema reside no fato dela operar na forma em que foi programada. Dou três exemplos:

- INDIVIDUALMENTE
É o processo que vem desde a sua infância, quando seus pais procuraram lhe ensinar comportamentos adequados, para ajudá-lo a distinguir entre o certo e o errado, Mas, ao longo do seu desenvolvimento, muitas pessoas têm influenciado sua consciência, positiva ou negativamente.

- CORPORATIVAMENTE
Dentro da sociedade há inúmeros grupos com uma consciência própria e quem não viver de acordo com as suas exigências é rejeitado. Por isso, os cristãos são chamados para exercer uma boa influência.

- DIVINAMENTE.

Adão e Eva, como toda a raça humana, foram projetados para obedecer a Deus e governar seu comportamento diante do Senhor. Quando Adão e Eva pecaram, um alarme interno disparou, eles se esconderam por se sentirem culpados. Todos possuem esse sistema de aviso.

O propósito da consciência não é guiar você, porque a sua condição de confiabilidade varia. A Bíblia fala de uma consciência limpa e boa (1 Tm.1:19), culpada (Hb.10:22), corrompida ou suja (Tt.1:15). Além do mais, uma das marcas dos finais dos tempos é a consciência cauterizada ou morta, como que passada por ferro quente. (1Tm.4:1,2) Deus fala, grita e berra, mas as pessoas não ouvem a Sua voz.

Somente uma boa consciência, aquela que é influenciada pelo Espírito de Deus e Sua Palavra, é que é capaz de proteger sua vida.

O alarme interior soa, você pára e ouve a orientação e recebe a proteção divina.

 
Apesar da falta de confiabilidade, mas sob a influência divina, a consciência o acusa:

 

- Quando ela diz que Jesus não é realmente o seu Salvador e Senhor.


- Quando ela diz que a Palavra de Deus não está sendo a base da sua conduta.


- Quando ela diz que você não tem um forte desejo de obedecer a Deus.


- Quando ela diz que você não orou antes de tomar decisões.


- Quando ela diz que sua vida não se alinha com a Palavra de Deus e o Espírito Santo.


- Quando ela diz que você é culpado por ter desobedecido a Deus.


- Quando ela diz que você não confessou o seu erro a Deus.

 

A consciência sempre o acusa, mas quem o dirige é o Espírito Santo e a Palavra de Deus.

O Espírito nos diz: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm.12:2 NVI)

 
Tome atitudes certas:

 -  Não se amolde à consciência dos padrões e culturas deste mundo.


- Tenha uma firme disposição para ter uma mente renovada pelos princípios da Palavra de Deus.


- Agrade a Deus, buscando a Sua vontade em todas as áreas da sua vida e você será tremendamente beneficiado. Essa atitude reprogramará sua consciência aos moldes divinos e ela, se tornará limpa e forte.

- Conserve-se na fé que lhe foi dada por Jesus Cristo e mantenha sua consciência limpa diante Dele.


 
- Permita que o Espírito guie sua vida e não a sua consciência.


- Onde estiver, seja uma pessoa com uma influência positiva pelos moldes do Evangelho.



| Autor: Pr. Walter de Lima Filho | Divulgação: estudosgospel.com.br |

terça-feira, 18 de setembro de 2012

VESTES DE SANTIDADE

5a FEIRA AZES GOSPEL - todas 5as feiras,às 20h30 online via www.livestream.com/azesgospel

Postado neste Blog por Pra. Dináura de Castro Assunção
autoria: Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sa.

PROGRAMA SINTONIA COM DEUS

VESTES DE SANTIDADE

Amados aqui, encontrei este texto na internet, e Deus na pessoa do Espírito Santo me orientou postá-lo aqui para a nossa reflexão semanal.
Boa Leitura !

Veste é aquela peça de roupa que cobrimos o exterior do corpo. A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas).
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
E o nosso interior? Podemos também o vestir para nos proteger? Estas vestes interiores são chamadas de vestes de santidade uma palavra muito usada no meio cristão para discerni comportamento ético e moral.
No Antigo Testamento (AT) encontramos pessoas que rasgavam suas vestes como protesto, e ou, indicador de vergonha, luto. “Então Jó se levantou, rasgou o seu manto (vestes) – Vestes de luto. (Jó 1:20)
Para andarmos em santidade precisamos de alguns recursos humanos e divinos. Humanos, pois depende da nossa vontade, e divino, pois vem dele o efetuar em nosso coração. Um dos recursos é o PERDÃO. Não conseguiremos chegar à santidade se não perdoarmos a nós mesmos e ao próximo. Para alguns perdoar é fácil, pois já é um dom pessoal. Para outros depende de Deus agir em seus corações fazendo mudanças de pensamento e comportamento para podermos exercer o perdão.
Quando perdoamos limpamos nosso coração de forma que deixamos entrar a libertação e saírem raiva, rancor, amargura e dá lugar a uma vida reta, alegre e com espaço para Jesus entrar e fazer morada. Viver com o coração contaminado com a falta de perdão suja as nossas vestes interiores, deixa-nos vulneráveis a ataques malignos. Dando lugar para cada dia nos tornarmos suscetíveis a doenças humanas e espirituais. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo [...] Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.”(I Corintios 11:28 e 30)
O que é santidade então? Santidade é ser alguém separado do pecado, separado daquilo que não agrada a Deus. Enquanto todos estão a cada dia se sujando mais em suas mentes impuras, em seus desejos pessoais e quase desumanos outros estão procurando levar uma vida de amor com um coração puro e mente ligada em Cristo amando ao próximo e não a maldade.
Para termos uma veste santa não precisamos estar fora do mundo, “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João 17:15) mas entendermos que o mundo e suas bandejas são de prata mas a consequência de cada ato será me pedida quando Cristo voltar para buscar sua igreja. Parece conversa de quem é alienado, mas não é. Eu não preciso estar bêbada para conhecer a alegria e liberdade, não preciso me drogar para ter uma turma. Eu preciso é estar diante de Deus em cristo Jesus para encontrar o melhor lugar onde estar. Não dependo de subterfúgios para encontrar paz e sossego. Eu preciso encontrar a razão de viver em algo que me traga crescimento não em algo que vai destruir minha santidade e a imagem de Deus em mim.
“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”(João 17:17). A cada dia estamos abandonados à verdade de Cristo e nos entregando a mentira de satanás. Somente quando deixarmos Cristo entrar em nossos corações encontraremos a verdade Nele contida. No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado. Não pense que deixaremos de pecar quando encontrarmos Cristo, não é isso, mas teremos onde encontrar perdão e nos libertar do poder do pecado sobre nós.
Não fique sofrendo as dores do pecado, as consequências de cada ato impensado, cada consequência de projetos falidos, rancor no coração. Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele, e o mais? Ele fará por você. Basta que você abra seu coração e deixe-o entrar.
“Mas como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em todo o vosso procedimento.” (I Pedro 1:15). Venha desfrutar do amor de Deus em sua vida, ela pode ser mais leve, menos dolorida e sem vícios, sem escravidão do pecado que a cada dia torna nossa sociedade mais cega de Cristo e sua liberdade de viver.


"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos.
Avatar de Silvia Leticia  Carrijo de Azevedo Sa 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PROVÉRBIOS – COMO PREVENIR AS BRIGAS


PROVÉRBIOS – COMO PREVENIR AS BRIGAS
12/09/2012 5a feira Azes Gospel
Programa Sintonia com Deus

Provérbios 17: 14

"Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas."

Amado(a),

Interessante a comparação que o Espírito Santo de Deus faz entre a contenda e uma represa aberta. A represa forma barreiras para conter o rio. Se as barreiras forem levantadas, o rio é impelido com força para adiante e pode alagar plantações, casas, matar animais e pessoas. Uma represa fechada armazena a água e regulariza a vazão. Da mesma maneira conosco. Sentimentos de ódio, ira, contenda, sentimentos que geram brigas devem ser represados pois, soltos, podem tornar-se completamente incontroláveis e até perigosos. Por isso, vemos pessoas completamente insandecidas, descontroladas, dominadas pelo espírito de violência e furor.

Palavras duras, ofensivas, agressivas não devem sair da boca do cristão, em momento algum, mesmo diante do maior conflito. Devemos manter as barreiras completamente fechadas para os maus sentimentos e para as más palavras. Devemos represar reações explosivas, malignas, atitudes que possam ferir, magoar aos outros e a nós mesmos. Para isso devemos orar, clamar ao Senhor para que Ele infunda em nossa alma sentimentos de paz, tolerância, compreensão e domínio próprio até que nossas emoções estejam completamente reorganizadas, reequilibradas e possamos nos manifestar com calma e serenidade de espírito.

Meter-se em rixas, brigas, gostar de discutir, criar contendas é típico do homem insensato e descontrolado. O homem virtuoso, honroso evita qualquer tipo de conflito:

"Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas." (Provérbios 20:3)

"Os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca" (Provérbios 18: 6)

Deus insiste conosco que a pessoa a qual consegue manter o domínio próprio, evitar contendas, que possui serenidade em seu espírito, é dotada de conhecimento e inteligência:

 

"Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência." (Provérbios 17: 27)

Não se trata aqui de conhecimento técnico, cultural, histórico, etc...Trata-se do conhecimento do "caminho, da verdade e da vida" que é revelado por Jesus e o qual, aliado à inteligência, gera sabedoria no coração do homem.

Se brigamos no casamento, fracassamos em manter o respeito, o amor e o carinho. Há pessoas que querem ganhar. Não importa o preço e as consequências que isso traga a elas, aos filhos. Querem detonar com o (a) outro(a) e ponto final!

Quem não se controla no ambiente de trabalho, se indispõe com os colegas e chefes, não obtém vitória. Apenas contabiliza fracassos. Torna-se uma pessoas marcada, estigmatizada, é desvalorizada, ainda que possua ótima capacidade intelectual e técnica para realizar o trabalho. Os outros a vêem como problemática e essa pessoa não evolui profissionalmente. Ou é dispensada ou estagna.

Discussão, briga, ódio abrem um imenso abismo entre Deus e o homem. Alimentar esse tipo de sentimento vai contra os princípios do perdão e amor ao próximo. A pessoa está debaixo de um domínio mental que a leva a brigar por qualquer coisa. Torna-se um vício como outro qualquer. Seus olhos são críticos para apontar erros, para reclamar de tudo, para enfezar-se com tudo e com todos. Nem ela própria consegue suportar-se a si mesma após um tempo. As doenças "pipocam" aqui e alí, o espírito de morte se instala na vida do briguento. Morte nos relacionamentos, nas afeições, morte da produtividade porque está focado na derrota e, ao invés das bençãos alcançarem a pessoa, segundo a Palavra de Deus, as maldições a alcançam. Se está no trânsito, batem no carro dela, multam-na por motivos tolos, recebe "fechadas", buzinadas, xingamentos, claro que o briguento revida...ele tem sede de encrenca...no seu dia-a-dia, tudo se complica. São documentos que somem, reuniões que não dão certo, negócios frustrados, prejuízos, perdas, enfim, vive administrando problemas e, ao invés de somar lucros, soma prejuízos. No ambiente de trabalho, sente-se visado, perseguido, incompreendido, injustiçado. Em casa, explorado. Nada está bom para o contencioso, para o reativo. Sente-se vítima das circunstâncias e das pessoas. Fica o tempo todo se defendendo do mundo, e, para isso, agride-o!

"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Provérbios 18: 21)

Brigas geram um espírito abatido, tristonho e a Palavra diz em Provérbios 17: 22:

"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos."

A Palavra de Deus explica o quanto é simples evitar briga, bate-boca, discussões, desavenças. Ela diz, simplesmente o seguinte: não inicie a briga. "Pule fora". Não entre no jogo do inimigo! Se outro iniciar o conflito, recue antes de responder qualquer coisa. Isso, certamente, te poupará de sofrimentos maiores:

"O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias." (Provérbios 21: 23)

Que você possa agir com serenidade, sabedoria, como um pacificador e conciliador em toda e qualquer situação de conflito que enfrentar para que a glória de Deus seja visível diante de todos que passarem por você!

Retirado da internet:

http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/devemos-evitar-as-contendas-brigas-discussoes-2685075.html

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DEIXANDO DEUS ESCOLHER / POR QUE NÃO DEIXAMOS DEUS AGIR?

5a feira Azes Gospel

Programa Sintonia com Deus - 06/09/2012

Por que não deixamos Deus agir?

crer
Deus age mesmo que você não esteja vendo
Está é uma pergunta fácil de responder, porém muito difícil de praticar, pois não temos paciência para aguardar, somos impacientes e muitas vezes esta nossa característica nos tornam inconseqüentes, não somos capazes de aguardar e deixar Deus agir, de esperar no Senhor. Somos muito ansiosos, queremos a todo o momento ver algo novo, algo diferente a nosso favor e propósito, e como na grande maioria das vezes Deus age no silêncio… Acabamos por achar que Deus não nos vê e nem nos ouve.
Mas temos um consolo no Senhor, pois a palavra de Deus nos ensina a lidar com a ansiedade em Filipenses 4: 6 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças”
O agradecer nos coloca em harmonia com o Senhor. É a forma de reconhecer seu poder e demonstrar que depositamos nossa confiança em suas providências,ou seja, pensar dessa maneira: “se Cristo comigo vai… Eu irei, e não temerei, vencerei.” O segredo do sucesso e da felicidade é apresentar a Ele as nossas petições, dar graças e louvá-LO por tudo o que Ele já tem feito em sua vida, agradecer até mesmo as lutas que vem para nos fortificar, e também pedir misericórdia para que as advesidades passem rápido. Isto é ficar em paz consigo mesmo, com seu próximo e com Deus.
mover de DeusDevemos a todo o momento ser gratos pela nossa vida, pelo o ar que respiramos, pela água que bebemos, pelo verde da campina, pelo sorriso da criança, pelo conforto de um abraço…. Se começar a enumerar as bênçãos que Deus te proporciona minuto a minuto, começará a perceber o quanto você é amado e o quanto Ele cuida de sua vida detalhe a detalhe.
Mas, pela nossa impaciência, acabamos por perder as bênçãos antes de recebê-las, no momento em que esta quase em nossas mãos, e deixamos de receber tudo que estava preparado para cada um de nós. Isto porque quando ocorre dos problemas serem tão graves, tão difíceis, a ponto de ficarmos sem forças para reagir, aprendemos que é a hora de deixar Deus trabalhar, percebemos que é necessário destruir o que restou para nos fazer um vaso valoroso, é necessário acabar com o que achamos que é tudo para reconstruir algo novo do nada, e quando isso acontece, e nos deparamos no meio do caminho entre a fase de destruição e antes de iniciar a reconstrução, achamos que Deus nos abandonou no fundo do poço, nos vemos sem saída. Ai tentamos fazer as coisas do nosso jeito, e é justamente no momento em que nossa benção estão quase chegando que estragamos tudo, tentamos tomar a rédeas das coisas e temos que recomeçar sozinho. Ai já sabemos as conseqüências…
Isso acontece conosco porque somos esquecidos e impacientes. Lembre-se do que Isaias disse: “Ainda antes que houvesse dia, EU era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo EU (DEUS), quem o impedirá?” Isaias 43.13
voar
você encara os riscos de voar sem Deus?
Mesmo nas situações mais marcantes de nossas vidas, muitas vezes, simplesmente jogamos em nosso próprio mar de esquecimento tudo que aprendemos e pregamos sobre o agir de Deus. Não lembramos que é na fraqueza que somos fortes, que quando mais difícil for à batalha, mas perto devemos estar de Deus, abraçá-lo com toda força e deitar aos seus pés. A nossa capacidade de esquecer as coisas pode se transformar numa ferramenta útil de cura, ou numa arma letal de destruição. Ou seja, o esquecimento pode ser muito útil quando a utilizamos para que Deus transforme o caos em milagres gerando em nós paciência, mas pode ser também uma arma bem útil nas mãos de satanás para apagar os rastros de milagres anteriores em nossas vidas, fazendo com que a falta de lembrança desses milagres destrua a nossa fé quando usamos nossa rebeldia e impaciência frente as adversidades que surgem na nossa vida.
Sei que é difícil confiar e aguardar em Deus. Sei que quando não vemos o mover do Senhor ao nosso favor, achamos que nossa hora nunca vai chegar. Contudo em II Coríntios 5:7 diz: “andamos por fé e não por vista”. Então, para viver uma vida de milagres e de vitórias, temos que confiar no Deus da nossa salvação e crer que Ele sim, tem a autoridade para falar e fazer acontecer em qualquer situação: O Grande Eu Sou.
E saiba que, absolutamente ninguém pode desfazer aquilo que Deus faz, Ele não faz nada pela metade, e tudo que te dá, é em definitivo, vitorias verdadeiras.
Por isso, mesmo que na maioria das vezes venha parecer que as coisas estão demorando a acontecer na nossa vida, não se desespere, pois quando a hora chegar, será uma benção vinda direto do trono da graça e nada nem ninguém poderá desfazer o que Deus fez na sua vida.
Queridos, tudo que Deus nos pede enquanto estamos em sua presença é para confiar, acreditar e deixá-lo agir. Portanto finquemos a estaca da nossa esperança no coração de Deus, exercitemos nossa fé, nossa oração, a leitura da Bíblia e frenquetemos a igreja. Fazendo assim, com certeza seremos mais vitoriosos e mais felizes.
“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8.37
Então, confie no Senhor hoje e sempre, deixe Deus agir. “Romanos 8: 28 – E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” e “Salmo 37:5 – Entrega o teu caminho, ao Senhor confia Nele e tudo Ele fará.”
Não me canso de dizer: Confie no Senhor hoje e sempre, deixe Deus agir. E você será muito mais do que vencedor
Autor: Gleidson Rocha em co-autoria com Elisária Castro