Amados,
Em nossas casas e igrejas e em todos os lugares que frequentamos, observamos nossas crianças, adolescentes e adultos sem respeito uns pelos outros e isso implica numa única palavra: limites.
Se formos buscar a origem dessa falta de limites iremos encontrar um primeiro objeto de desejo que logo temos aoo nascer neste mundo.
E sabe qual é?
O nosso objeto de desejo primeiro, quer sejamos menino ou menina, é a nossa mãe... ela é desde o nosso nascimento o objeto de nosso desejo personificado e que fica representado e registrado em nossa memória desde o nosso nascimento.
Esse desejo não implica em sexualidade para a Psicologia (vemos isso apenas em alguns casos de gravidade de doença que requer um cuidado psicológico).Pela Ciência, a Psicologia chama esse objeto de desejo *Falo (o que alguns entendem erroneamente como órgão sexual, masculino, mas não é.).
Para o nosso entendimento, tomemos o *Falo como sendo objeto que causa desejo apenas.
O que então a criança entende inicialmente?
Que é o objeto de desejo da mãe: o *Falo da mãe.
Passado um tempo a criança irá descobrir que com a presença do pai, ela não é a única fonte de desejo da mãe.
Descobre que ele, o filho ou filha não é o *Falo da mãe.
É nesse momento que o pai torna-se instrumento psicológico para a criança - essa é a fase que a Psicologia chama de *Castração.
Lembre-se que estamos falando aqui de um universo psicológico (o que passa em nossos pensamentos e de maneira subjetiva).
Continuemos nosso pensamento...
Nessa fase, a criança acredita que a mãe (objeto do seu desejo) lhe pertence e que o pai (*castração) lhe impõe limites no seu relacionamento com a mãe.
Isso é muito e muito saudável para a criança. Ela precisa disso!
Amados, escrevi tudo isso até aqui porque estamos com o mundo de cabeça para baixo: vemos nossas crianças ditando as normas em nossos lares e sabe do por que?
Porque nossos casamentos não vão nada bem ... vemos os casais com sérios problemas de relacionameto e a ausência do pai nos lares é cada vez mais frequente.
Vê agora a importância do seu papel de pai num lar?
Se é solteiro, saiba que a sua grande escolha que é a da sua companheira implicará e muito na manutenção saudável de sua futura família.
Se é casado faça essa leitura refletindo e levando essas informações para a sua família.
Amados,
Sem a figura do pai, o limite acaba.
Sem o limite, a criança ficará procurando algo durante toda a sua vida e se tornará uma pessoa insatisfeita e infeliz com tudo e por tudo.
Viu da importância do seu papel em sua família?
Mas, ainda temos outras situações para pensarmos aqui: há pais que não passam por separação conjugal mas estão no casamento completamente omissos e não sabem nem por onde começar a desempenhar o seu papel de Pai.
Se isso ocorre com você peça socorro!
Peça socorro para quem pode mais que você!
O seu socorro vem dos céus em primeiro lugar e, depois Jesus certamente preparou pessoas aqui da terra, teus companheiros dessa jornada, para que possam dividir com você sobre esse assunto.
Lembre-se de que aquele primeiro sentimento da falta de limite que chega até nós quando bebês que é o primeiro momento da castração, esse momento é que nos impulsionará na vida para a procura do saber que não terminará nunca e é por isso que você está lendo aqui agora: você está a cada dia procurando saber um pouquinho mais.
O homem criado por Deus, enquanto criatura, é a única das criaturas com a propriedade de linguagem que nos dá acesso ao aprendizado de tudo quanto queiramos aprender . Podemos ainda ir um pouco além do aprendizado ... podemos também aprender e dominar tudo quanto Deus deixou para que fizéssemos.
Deus deu ao homem a linguagem e o domínio sobre a criação: animal do campo, aves do céus, e ainda trouxe-os até Adão para que desse nome a eles... para que lhes desse identidade.
Pronto!
Adão dominou então sobre os animais e sobre as aves.
E você, mãe? E você, pai?
Têm desenvolvido seus papéis de governo do seu lar de acordo com o que a Palavra diz?
Que o Senhor Jesus Cristo oriente a sua vida em relação a esta reflexão sobre Limites.
Jeremias 5:22
* Porventura não temereis a mim?diz o senhor, não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele nào traspassará?Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão, ainda que bramem, não a traspassarão.
Que a bênção do Senhor Jesus Cristo cubra o seu lar e te abençoe grandemente!
Paz e bem!
dináura de castro assunção
pra. azes gospel
www.azesgospel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
registre aqui seu comentário