Órgãos dos sentidos – 3ª semana de estudo
Azes Gospel Motogrupo - 25/08/11
Texto adaptado por Pra. Dináura de Castro Assunção / autor: Pr. David Wilkerson e parte de texto retirado da internet: http://www.estudobiblico.org/artigos/ouvi-e-a-vossa-alma-vivera
OS OUVIDOS DO HOMEM
Hoje o Senhor Jesus Cristo quer circuncidar seu coração através de seus ouvidos!
"Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi" ( Is 55:3 )
Se Deus promete vida é porque o homem está morto. Para entender a promessa divina, se faz necessário compreender quando e como o homem se distanciou de Deus deixando de ter vida!
A bíblia demonstra que todos os homens pecaram e que foram destituídos da glória de Deus ( Rm 3:23 ), ou seja, todos os homens são pecadores e separados estão de Deus.
Ora, tudo começou com o primeiro pai da humanidade, Adão foi avisado por Deus que, no dia em que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, que estava no meio do jardim, haveria de morrer ( Gn 2:17 ). Embora santo, justo e bom, Adão nunca foi inocente (ingênuo), pois foi alertado quanto as conseqüências de sua decisão "O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena" ( Pr 27:12 ).
Adão foi avisado e não se escondeu do mal, ou seja, por ter sido avisado, ele já não era simples, ou seja, inocente. Há diferença entre ‘inocência’, que é ingenuidade e pureza, e ‘inocência’, que é estado de quem não é culpado. Não podemos confundir os significados da designação ‘inocência’, pois é essencial para a interpretação bíblica.
Para o Dr. Scofield houve a dispensação da inocência, ou seja, ‘o homem foi criado em inocência, colocado em um ambiente perfeito (...) e advertido das conseqüências da desobediência’.
Deus criou o homem do pó da terra ( Gn 2:7 ), colocou-o no Jardim do Éden para lavrá-lo e guardá-lo ( Gn 2:15 ), e foi alertado por Deus quanto a árvore que estava no meio do jardim ( Gn 2:17 ). Adão foi criado puro (inocente, inculpável), santo e bom, e alertado (não mais inocente) quanto ao perigo de se comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Porém, apesar de avisado, tanto a mulher quanto o homem preferiram dar ouvidos à serpente: “Certamente não morrereis” ( Gn 3:4 ). Não dar ouvidos (credito) a palavra de Deus alienou (separou) o homem do seu Criador. Após atender a palavra de Satanás, o homem deixou de compartilhar da vida e da glória que há em Deus.
O Homem morreu conforme a palavra do Senhor ( Gn 2:17 )! A justiça divina não tardou: o homem foi julgado e apenado com a morte “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação...” ( Rm 5:18 ).
A morte é alienação de Deus. Por causa da lei santa justa e boa que diz: ‘... certamente morrerás’ ( Gn 2:17 ), o pecado encontrou ocasião na força da lei, e por ela aprisionou o homem ( 1Co 15:56 ). A condição de Adão passou a todos os seus descendentes. A morte veio por um homem e todos os homens morreram em Adão ( 1Co 15:21 -22). Um pecou, todos os seus descendentes pecaram ( Rm 5:16 ).
Diante deste quadro horrendo, o pecado, apareceu a benignidade de Deus para com todos os homens ( Tt 3:4 ). Por ser riquíssimo em misericórdia, mesmo os homens estando mortos em delitos, anunciou: "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá...” ( Is 55:3 ; Ef 2:5 ).
Adão morreu por não dar ouvidos (obedecer) à palavra do Senhor. Não deu crédito à palavra do Senhor e acatou as palavras do pai da mentira.
Como pelo ‘ouvir’ se deu a injustiça do homem, somente pelo ‘ouvir’ é possível alcançar a justiça de Deus. O homem morreu por desprezar a palavra do Senhor, e somente pelo ouvir é possível alcançar a comunhão com Deus.
Por toda a bíblia o convite de Deus ecoa: “Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade peculiar...” (Ex 19:5 ).
Por causa de não ouvirem a Deus, o povo guiado por Moisés foi provado pelo Senhor no deserto.
Deus afligiu e deixou o povo ter fome, e depois os alimentou com o maná, codornizes, etc., para que entendessem que deveriam ouvir a palavra de Deus.
Quando Deus provia pão para o sustento diário, parecia que o povo confiava em Deus, mas quando Deus lhes dava pequenas regras para ensiná-los a confiar, rejeitavam o Senhor ( Ex 16:4 ).
Como alcançar entendimento? Como temer o Senhor? Os sinais miraculosos não suprem o que só é satisfeito pela palavra do Senhor! Através dos sinais miraculosos no deserto Deus queria dar a entender que ‘não só de pão vive o homem, mas de tudo o que sai da boca do Senhor’ ( Dt 8:3 ).
Deus promete por intermédio do profeta Moisés circuncidar o coração do povo para que tivessem vida, desde que se convertessem ao Senhor dando ouvidos a sua voz ( Dt 30:2 e Dt 30:6 ). Por que lhes era necessário a circuncisão do coração se já eram circuncidados na carne?
A comunhão com Deus só é possível através da circuncisão do coração ( Rm 9:8 ). Esta é realizada somente por Deus.
Para obter comunhão com o Senhor, em primeiro lugar é necessário extinguir a comunhão com o pecado.
Somente a hora que tivermos coração circuncidado (circuncisão do coração - é tirarmos o pecado de nossa vida) é que teremos novo coração e um novo espírito, ou seja, vida em comunhão com o Espírito Eterno ( Ez 36:26 -27 ).
Ouvir a palavra do Senhor não é um mandamento difícil, pois em ouvir a palavra de Deus está a vida. Neste diapasão anunciou o profeta Habacuque: “... mas o justo pela sua fé viverá” ( Hb 2:4 ).
Como a palavra de Deus é pão que dá vida, basta ouvi-la atentamente que o homem comerá o que é bom ( Is 55:1 ).
A perdição se deu pelo ouvir a palavra do engano, e a salvação é pelo ouvir a Palavra da Verdade.
Qualquer que ouve, ou seja, que come do pão que desceu dos céus, que se alimenta de Cristo, alcança comunhão com Deus
“Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura” ( Is 55:2 ).
O Verbo encarnado, que foi morto e ressurgiu dentre os mortos, vive para sempre, e qualquer que se alimentar da sua carne e beber do seu sangue ( Jo 6:53 ), será participante da natureza divina, tornando-se filhos de Deus ( 1Pe 1:4 ).
===========
Ainda em Marcos 7, vemos Jesus realizando um grande milagre. Toda a cena dramática ocorre em apenas cinco versículos:
"De novo, se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até ao mar da Galiléia, através do território de Decápolis. Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva; depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te! Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente" (Mc 7.31-35).
Imagine a cena. Quando Jesus chegou aos termos de Decápolis, encontrou um homem que estava ao mesmo tempo surdo e gago. O homem conseguia falar, mas suas palavras não eram compreensíveis. Cristo tomou o homem à parte, separado da multidão. Ali diante daquele homem, Jesus colocou seus dedos nos próprios ouvidos. Depois cuspiu, e tocou em sua própria língua. E falou duas palavras: "Abre-te". No mesmo instante, o homem conseguiu ouvir e falar claramente.
O propósito aqui é revelar o poder de Deus sobre Satanás e a doença. São uma prova da divindade de Jesus, para estabelecer o fato de que ele era Deus em carne. E têm a finalidade de encorajar nossa fé, e mostrar-nos que Deus pode operar milagres.
Jesus nos diz que cada palavra que proferiu veio do Pai. Ele não dizia nem fazia algo por conta própria, mas pela orientação do Pai.
O milagre em Marcos 7 não é só sobre a cura de um homem que viveu há muitos séculos. Como cada evento registrado na vida de Jesus, isto tem um significado muito especial para nós hoje.
Quem é o Homem Surdo?
Esta história milagrosa contém uma revelação que responde a muitas destas perguntas.
Primeiro quero perguntar sobre quem era este homem que levaram a Jesus: "um surdo e gago" (Mc 7.32). Não sabemos o seu nome. Mas creio que sabemos quem ele representa para nós hoje.
Ele é um exemplo daqueles que "têm ouvidos e não ouvem" (Sl 115.6). Evidentemente, este versículo refere-se a uma condição espiritual. Descreve um estado de surdez espiritual, uma incapacidade de ouvir e compreender a verdade de Deus.
Tomemos este homem surdo e gago como a maioria de nós, hoje. Creio que isto se aplica especialmente àqueles que vieram de lares cristãos. Muitos simplesmente não parecem ter a capacidade de ouvir e assimilar a Palavra de Deus.
Estou falando sobre bons pessoas: respeitosas, obedientes, não farristas ou rebeldes ou ainda àquelas que sejam. A maioria delas não estão envolvidos em drogas, bebida, sexo ou imoralidade. Mas são extremamente passivos em relação a Deus. Consideremos hoje a tanta ausência de envolvimento com as coisas de Deus como esta geração.
Temos encontrado pessoas espiritualmente surdas em muitos lugares do mundo. E façamos a pergunta de o por que tantas pessoas, especialmente aqueles que foram criados por amorosos pais cristãos, como podem ficar tão passivos em relação a Jesus. Ouvem mensagens ungidas, receberam um evangelho de amor, mas ainda não são responsivos. Essas pessoas não demonstram qualquer reação visível. Às vezes pensamos: "Talvez hoje é o dia que o Espírito Santo pode derreter aquela mornidão, aquela passividade.
-"Será que são inteiramente surdos?
-Ou será que rejeitaram a Deus?
-Fecharam seus próprios ouvidos para não conseguirem ouvir?"
Sabemos ser que são boas pessoas, que não rejeitaram Jesus. Mas simplesmente não têm paixão. E Cristo mesmo adverte que boas pessoas acabarão no inferno, se ficarem mornos (ver Ap 3.16).
Podemos dizer de pessoas que gostam muito de nós, e fariam qualquer coisa por nós vêm às nossas casas ou até mesmo à nossa igreja e sempre nos dão palavras de confiança e incentivo e encorajamento. Mas a Palavra de Deus nunca os alcança, nunca faz efeito. Eles conseguem falar sobre a morte de Cristo, seu sepultamento e ressurreição, porque já ouviram pregações sobre isto vez após vez. Mas são passivos. Saem da presença de Deus da mesma forma como entraram: sem transformação.
Estou dizendo: todos estes têm ouvidos, no entanto não ouvem. São espiritualmente surdos.
Como Abrir os Ouvidos do Surdo?
A única esperança do homem surdo e gago era chegar a Jesus. Precisava de um encontro pessoal com ele.
Quero destacar que este homem não era como aqueles que Paulo descreve: 1-"como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade" (2 Tm 4.3,4). Ele também não tinha 2- "espírito de entorpecimento... ouvidos para não ouvir" (Rm 11.8). Não era como aqueles que foram descritos em Atos 28.27: 3-"com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos". E também não era como os que estavam presentes no apedrejamento de Estêvão,
4- pessoas que "taparam os ouvidos" (At 7.57).
5- O fato é que este homem queria ouvir.
Ele queria desesperadamente ser curado.
Entretanto, lemos no texto que "lhe trouxeram um surdo e gago" Mc 7.32, ênfase acrescentada).
Este homem não chegou a Jesus por conta própria.
Foi preciso ser levado a ele.
Sem dúvida, deve ter ouvido falar sobre Jesus, e sobre o seu poder de curar.
Além disso, este homem sabia como se comunicar, através de gestos ou escrevendo.
E conseguia andar por aí sozinho.
Mesmo assim, nunca fez o esforço de chegar a Jesus por si mesmo. "Eles" o trouxeram.
Quem eram "eles" neste versículo?
Pensemos: podem ter sido os familiares do homem, ou seus amigos, pessoas que se importavam suficiente para levá-lo a Jesus.
Creio que esta cena tem tanto a ver com a situação dos nossos mais queridos hoje.
Eles não vão a Jesus por conta própria.
É preciso que sejam levados por seus pais, seus amigos, e, pessoas da família da fé.
Como os pais do surdo, nós também precisamos levar nossos filhos e queridos a Cristo. "Como?", você pergunta. Através de oração confiante e diária.
Suponhamos que foram os pais do homem surdo que o levaram a Jesus. Eles sabiam o quanto seu filho precisava de um encontro pessoal. Afinal, não podiam suplicar ao filho para ouvir. Seria tolice insistir com ele, ou ficar bravo. E seria cruel fazê-lo sentir-se condenado por não conseguir expressar claramente os pensamentos do coração.
Cuidemos de não sermos cruéis com aqueles que agem dessa forma - mas como é isso? Muitos de nós fiicamos aborrecidos com nossos queridos que não conseguem nos dizer por que ainda não vieram a Jesus.
Não compreendemos por que não puderam colocar em palavras o clamor do seu coração. A verdade é que são espiritualmente gagos.
Não posso nem começar a imaginar como o mundo está afetando esta geração atual. Os jovens hoje têm suportado mais do que qualquer geração anterior. Experimentaram o terror do dia 11 de setembro de 2001. Viram chacinas em escolas e ainda estão vendo. Ouviram de escândalos sexuais na presidência do país. Viram evangelistas conhecidos sendo expostos como pecadores pervertidos. E agora estão acompanhando presidentes e diretores de grandes empresas sendo flagrados por terem trapaceado para satisfazer sua ganância egoísta. Devemos nos admirar porque estão confusos sobre quem Deus é e onde ele está nas suas vidas?
De fato, não importa como nossos queridos chegaram a esta condição. É inútil tentar descobrir por que estão tão surdos à Palavra de Deus, tão incapazes de expressar o clamor do seu coração.
Afinal, a Escritura não nos diz como este homem chegou a esta condição.
Não devemos ficar olhando para o passado, fazendo suposições e levantando culpas.
Ninguém de nós leva surdos a ouvir...
Você não pode fazer um gago falar claramente, simplesmente por amá-los. Não vai funcionar.
E não há um pastor, conselheiro, ou líder de jovens que pode convencer o jovem a ouvir a verdade. Isto não acontece pelo amor, por condenação, ou aconselhamento.
Eles simplesmente são surdos.
Só há uma cura, uma esperança, para nossos filhos e nossos queridos poderem ouvir a verdade.
E isto é um encontro pessoal com o próprio Jesus. "E lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele" (Mc 7.32).
A palavra no grego que foi traduzida "suplicaram", aqui significa implorar, clamar. Estes pais imploraram a Jesus: "Por favor, Senhor, toca o nosso filho. Coloca tua mão sobre ele."
Que esse mesmo Deus também toque em você na pessoa de Jesus Cristo e diga Efatá ! Isso para que ouça perfeitamente e fale abertamente de acordo com a vontade DELE.
Utilizemos portanto nossos ouvidos físicos para um fim proveitoso.
Tiremos todo o pecado que possa querer se apoderar dos nossos ouvidos tais como: maledicências, fofocas, palavrões, cochichos de Satanás, palavras de ciúmes, palavras ditas de invejas... coisas que desagradam a Deus.
Nossos ouvidos são ferramentas poderosas que ganhamos de Deus e que fazem parte de nossos órgãos dos sentidos nos quais nos comunicamos com nosso mundo exterior. E isso tudo para que possamos ouvir a Palavra de Deus, para que aprendamos dela e, para que possamos obter a salvação e alcançarmos a Vida Eterna.
É isso que Deus quer que façamos e foi por isso que Ele nos deu um só não, mas “um par de ouvidos”.
Aleluia!
Amém.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
OS OLHOS DO HOMEM
OS OLHOS DO HOMEM
MOTOGRUPO AZES GOSPEL 18/08/2011
Adaptado por Pra. Dináura Assunção (esse é parte de textos retirado da Net / texto de Rogério Munhoz Garcia e Nilza Rangel.
O olho físico, olha somente o exterior do corpo, e muitos julgam o interior pelo que vêem exteriormente. É um grande engano, só tem maldade no ser humano.
Os olhos espirituais do ser humano são a mente, o intelecto, é na mente em que o malígno trabalha, enche com veneno do pecado, deixando o ser humano parecido com ele.
A mente é o que manda nos membros: mãos, pés e língua, é a única porta aberta para o diabo agir é na mente, para poder dominar o resto do corpo, principalmente a língua.
Dúvidas, incertezas, medo, desespero, angústia, tristeza, inferioridade, desconfiança, ciúmes, paixão, lascívias, desamor, ódio, vingança, estes pensamentos geram morte e prostituição contra Deus.
A Palavra de Deus diz: Orar e vigiar para não caírem em tentações…(Mateus.26:41)
Este orar, e este vigiar , são para não pecar contra o Criador e contra o Espírito Santo.
Vigiar a mente, com o olho espiritual, ter controle das emoções e sentimentos, na figura do coração. Ter o domínio contra a mente, o domínio dos sentimentos, os desejos carnais,(vigiar o coração).
Por causa das emoções, muitos caem no engano, da mentira de Satanás.
Ele é corrupto, mentiroso, tenta imitar as coisas de Deus, para enganar o cristão que já é convertido.
Por causa disso, disse Jesus: esperai a promessa de meu Pai.
Para esperar é preciso crer pela fé, confiar na promessa da Sua Palavra, para ser cheio do Espírito Santo. Nosso “CONSELHEIRO”, nosso “AJUDADOR”. Nos dá virtude, nos fortalece e anima. Forma em nós um caráter de Cristo. Dá sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento, e temor do Senhor.
O Espírito Santo dá poder para gerar em nós os seus frutos, O Espírito de Temor do Senhor, Gera o Domínio próprio.
Por que o domínio contra o pecado é o Temor do Senhor?
Porque o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo de Deus, este corpo já não é mais nosso, pertence a Jesus Cristo o Salvador e Senhor, que nos comprou e nos libertou.
Nós temos que fazer com que os nossos membros venham obedecer o nosso comando, para não matar, não roubar, não prostituir, fazer coisas que agrada a Deus e que glorifique o Criador.
O Espírito Santo não domina sua mente, você é livre para querer e não querer, o Espírito Santo não vai te amarrar para você não pecar, não vai impedir os teus desejos carnais.
Ele apenas vai te orientar, ensinar, guiar, dirigir os seus passos, animar, fortalecer, mas quem vai fazer é você. Terá que obedecer as suas instruções e ouvir a Sua voz. O Espírito Santo vai te ajudar, e você terá que obedecê-Lo ouvindo a Sua voz.
PROTEGENDO O CORAÇÃO, COM UM NOVO OLHAR.
Foi baseado no que falamos sobre os ógãos dos sentidos na semana passada que pesquisei este texto.
1-Em Provérbios 4:23 lemos:
“Sobretudo, o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as Fontes da Vida”;
2-Em Jeremias 17:9 lemos:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá.”
3- em Romanos 10:10 lemos:
“Porque com o coração se crê para a justiça...”
4- em Jó 31:1 lemos:
“Fiz aliança com meus olhos, como, pois, os fixaria em uma donzela”.
5- em Mateus 6:21-23 lemos:
“Onde está o teu tesouro, aí estará teu coração. São os olhos, a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo (coração) será luminoso. Se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo (coração) estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”.
-O coração e os olhos são como “carne e unha”, existe até um frase popular que diz: “O que os olhos não vêem, o coração não sente” – Pois bem, quero, com muito respeito, perguntar-lhe aonde estão fixados seus olhos?, o que há no seu coração? Espero que seus olhos estejam postos em Jesus, e que no seu coração haja santidade transbordante !
O coração humano é o maior de todos os esconderijos.
Quem assistiu ao filme Titanic, percebeu que no final da história aquela senhora que contava a todos, tudo que passou no navio, caminha até a borda do barco onde estava e joga no fundo do oceano, uma jóia, pela qual aqueles pesquisadores estavam “ansiosos em encontrá-la”. Ela, no filme, tinha mais de 90 anos e guardou aquele segredo no seu coração por quase um século.
-O coração do ser humano é algo que poderíamos estudar milhões de anos e mesmo assim, ainda faltaríamos muito a conhecer dele.
Existe, na Bíblia, várias referências sobre o coração do homem, mas quero alertar queridos sobre uma questão de suma importância.
Como todo time, que entra em campo para ganhar, Satanás, nosso adversário, também entra para ganhar. Seu principal alvo é ganhar nosso coração.
Como assim?
Satanás em relação a muitas pessoas, ele procurar devorar-lhes não apenas com um golpe fulminante, mas devagar (Dan 7:25), de maneira sutil, enchendo seu coração de engano e mentiras, assim como fez com Judas Iscariotes “Ora Satanás, entrou no coração de Judas, que era um dos doze”. (Luc 22:3)
Satanás após “ganhar” o coração de Judas, o levou à trair o rei Jesus por míseras moedas de prata. E nos nossos dias, como Satanás anda fazendo? Igual aos dias de Judas, só que uma grande e importante diferença. A incrível fúria de Satanás hoje é ainda maior, pois ele sabe que pouco tempo lhe resta (Apoc. 12:12).
Quantas pessoas passam por nós, todos os dias, e nos cumprimentam mas no seu coração querem é mesmo, nos verem na pior. Quantos abraços e beijos que recebemos são verdadeiros? Lembre-se “Judas traiu a Jesus com um beijo.” Quantas pessoas falam que nos amam, mas no seu coração escondem um ódio mortal por nós.
Quantas pessoas olham para nós com inveja e amargura no coração. Quantas pessoas falam para nós “parabéns pelo sucesso, pelo seu carro novo, por seus filhos” e no seu coração estão dizendo: por ele ou ela e não eu? Deus é injusto, tomara que ele perca tudo!!!
“A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens...” Rom. 1:18-32
A inveja é um demônio, que entra pelos olhos maldosos e repousa em um coração amargurado; e Satanás põe no coração dos cristãos muitas coisas para roubá-los. Satanás não quer nos ver congregando e Deus quer... leia em sua bíblia (Heb. 10:25; Salmo 133:1); Satanás quer que nós não perdoemos nossos inimigos e Deus quer (Mat. 6:14-15); Satanás quer que tenhamos inveja dos ímpios e Deus não quer (Tiago 3:14-16). Satanás quer nos sujar e nos tirar da presença de Deus e Deus quer ter comunhão conosco. (Ijo 1:1-10).
Existem seres invisíveis e espirituais, 24 horas / 7 dias da semana, tentando ganhar seu coração de milhares de forma. O pastor David Wilkerson, em uma de suas ministrações tremendas, disse: “Tudo o que o diabo quer, é encontrar em nosso coração alguma área de nossa vida, que não esteja submetida à Palavra de Deus”.
Watchman Nee, em um de seus estudos brilhantes, disse que “é muito mais difícil reconhecer o inimigo, como aquele que “devagar” desgasta nosso coração, com tribulações, conflitos, doenças, fofocas, do que como um bandido armado”. Daniel 7:25 mostra que o diabo profere palavras “frívolas” contra Deus, e procura desgastar ou magoar os cristãos.
O coração é um campo de batalha, e Deus não aceita pessoas com o coração dividido, isto é, um “pé na carne”, outro no espírito, um “pé no mundo”, outro na igreja. Em Jer. 29:13 Deus fala que aquele que o encontra é aquele que o busca de todo coração.
Quando conversamos, percebemos em muitas pessoas, o que está em seu coração pelos seus olhos. São olhos que expressam vários sentimentos, por ex.: amargura no coração, tristeza, inveja, dor, raiva, amor, santidade, pureza, malícia, maldade e luxúria .
Como disse, olhos e coração estão sempre juntos em tudo. Jesus, por várias vezes, antes de olhar e curar a miséria de dor do povo ele dizia: “Tenho em meu coração, compaixão por esta gente”.
Quantas pessoas na igreja e até mesmo em nossas casas estão com o coração dúbio, mal intencionado, cheio de inveja, amargura e toda sujeira do mundo.
Milhares de pessoas no mundo, nesta hora, estão colocando “sujeiras” diante de seus olhos, sujeira esta, que primeiro está no coração; aí o coração sujo sem Deus manda um sinal “para a mente” assim: “peça aos olhos que procurem na internet, na vídeo locadora, nas revistas; fotos de sexo explícito, sensualidade, pois, eu, o coração preciso disto e me alimento disto”. E aí, uma vez recebida a mensagem, do coração pervertido, os olhos procuram estas iniqüidades, a fim de, encher o coração de mais e mais “lixo” do inferno, e contaminar e corrompê-lo mais ainda.
Cuidado!!!
A Bíblia em Apocalipse 22:11 diz “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo...”
Jesus, o maravilhoso Salvador, disse: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem, porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. (Mat. 15:18-19).
Em Jó 31:1, ele diz: “Fiz aliança com meus olhos, como, pois, contaminaria meu coração, fixando-os em uma donzela”.
Reflita e pergunte-se no que seus olhos têm se fixado e que não agradam a Deus...
Apóstolo conhecido nosso disse certa vez:“O primeiro olhar você não pode evitar, mas o segundo sim”.
“... Por isto celebremos a Festa de Cristo, não com o fermento da malícia ou da maldade e sim com pureza e verdade.” I Cor 5:7-8
Como assim ? Quero exemplificar: “Em um belo dia, lá está você indo para seu serviço, de repente uma mulher com “micro-roupa” passa em sua frente; você olhou... mas se seu coração é igual do de Jesus, você não “quebrou o pescoço” e nem fixou nela seu olhar para não contaminar seu coração, e se foi, feliz, em santidade e cheio de poder de Deus; pois aquela “figura e imagem”, desaparece de sua mente e vista em segundos, mas... se você “quebrar o pescoço” e não evitar o 2º olhar, deixo a orientação de Deus para seu coração: “Os ímpios tem os olhos cheios de adultérios e são insaciáveis no pecado, engordam almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, são filhos malditos” (II Ped 2:14).
Dura esta palavra, mas Deus não seria louco, para nos pedir algo, que Ele mesmo não nos capacitaria para viver e realizar. Deus é santo e quer filhos santos; por isto sua palavra, seu espírito, seu amor, sua vontade são santos.
Em I Jo 2:16 a Bíblia diz: “Tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida NÃO PROCEDEM DE DEUS”.
Jesus disse: “Bem aventurados os limpos de coração, pois estes verão a Deus” (Mat 5:8); isto é.... olhar bom, é igual a coração limpo e coração limpo é igual à presença de Deus.
Vivemos em meio a uma geração que tem os olhos postos em tudo o que não presta, e a conseqüência disto é que seus corações estão vazios de Jesus, de paz, de amor, de alegria, de perdão, de todas dádivas de Deus.
Mas espere !!! - Você quer mudar esta história? – Chega de derrotas, dor e pecados? Chega de entristecer a Deus e ao seu Santo Espírito? Amigos, se vocês querem servir a Deus, fazerem sua vontade, ganharem almas para Cristo, e terem a vida eterna, e irem para a glória, continuem a leitura...; mas... se você acha que o mundo e seus prazeres, sua sedução diabólica e toda sua proposta infame, ainda te proporcionam bem estar, você,pelo poder do Espírito Santo, e na autoridade do nome do Senhor Jesus Cristo, também vai ler este capítulo até o fim, pois Deus tem perdão e vida nova para você !!!
Em Efésios 1:18, o apóstolo Paulo diz que nossos corações têm olhos; - “Oro, a Deus para que os olhos ao vosso coração sejam iluminados, para que vocês saibam qual é a esperança do vosso chamamento e qual a riqueza da glória da sua herança nos santos...”.
Pois bem, se seu problema é uma mente perturbada, olhos maliciosos e um coração sujo, ore como Davi e diga “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Deus ama você e tem para você um plano melhor, e este plano melhor, chama-se JESUS, santo e amoroso Filho do Deus vivo.
Em Ezequiel 36:26-27 Deus te faz uma proposta de amor, de libertação e de reconciliação.
Ele diz assim:
“Se você quiser, dar-te-ei um coração novo e puro, porém dentro de ti um espírito novo. Tirarei de ti o coração de pedra (malicioso) e te darei um coração de carne (santo, igual ao de Jesus)...”
Que tremendo!!! Isto é maravilhoso!!!
Eu e você temos um Deus Extraordinário e Todo Poderoso!!!
Ele é amoroso, não nos acusa, nos perdoa, nos liberta e ainda nos faz uma proposta de santidade desta!!!
- Não sei você, amigo(a) leitor(a); mas eu quero, e quero agora este coração de Jesus, puro, santo, limpo e cheio de amor.
Jesus, nesta hora e dia, com o coração cheio de amor por você, quer iluminar seus olhos e limpar seu coração, e ele mesmo te diz: “Conhecerei a verdade, e a verdade te libertará, e se Eu, Jesus, te libertar, verdadeiramente você será livre...” '
Livre... livre... livre... respire fundo e diga EU SOU LIVRE, porque Jesus me libertou, tenho a mente de Jesus (I Cor 2:16), tenho o coração de Jesus (Gal 2:20) e tenho paz, pois hoje meus olhos são bons e puros, porque Jesus é minha vida!
Lembre-se: Deus tem uma plena e poderosa salvação (Le 1:68-69) para você, para todos seus familiares !!!
E nunca se esqueça disto: olhos bons e coração puro; Deus alegre, e quando Deus está alegre conosco, se prepare para viver “toda a sorte de bênçãos espirituais e materiais”(Ef 1:3).
Que o Deus Santo te ilumine a cada dia, meu (minha) irmão(a) santo(a) !!! JESUS ESTÁ VIVO !!!
“Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhas da prostituição...” I Tessal 4:3-9
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
Que Deus te abençoe todo seu corpo e principalmente teus olhos... paz e bem.
http://www.azesgospel.com.b
MOTOGRUPO AZES GOSPEL 18/08/2011
Adaptado por Pra. Dináura Assunção (esse é parte de textos retirado da Net / texto de Rogério Munhoz Garcia e Nilza Rangel.
O olho físico, olha somente o exterior do corpo, e muitos julgam o interior pelo que vêem exteriormente. É um grande engano, só tem maldade no ser humano.
Os olhos espirituais do ser humano são a mente, o intelecto, é na mente em que o malígno trabalha, enche com veneno do pecado, deixando o ser humano parecido com ele.
A mente é o que manda nos membros: mãos, pés e língua, é a única porta aberta para o diabo agir é na mente, para poder dominar o resto do corpo, principalmente a língua.
Dúvidas, incertezas, medo, desespero, angústia, tristeza, inferioridade, desconfiança, ciúmes, paixão, lascívias, desamor, ódio, vingança, estes pensamentos geram morte e prostituição contra Deus.
A Palavra de Deus diz: Orar e vigiar para não caírem em tentações…(Mateus.26:41)
Este orar, e este vigiar , são para não pecar contra o Criador e contra o Espírito Santo.
Vigiar a mente, com o olho espiritual, ter controle das emoções e sentimentos, na figura do coração. Ter o domínio contra a mente, o domínio dos sentimentos, os desejos carnais,(vigiar o coração).
Por causa das emoções, muitos caem no engano, da mentira de Satanás.
Ele é corrupto, mentiroso, tenta imitar as coisas de Deus, para enganar o cristão que já é convertido.
Por causa disso, disse Jesus: esperai a promessa de meu Pai.
Para esperar é preciso crer pela fé, confiar na promessa da Sua Palavra, para ser cheio do Espírito Santo. Nosso “CONSELHEIRO”, nosso “AJUDADOR”. Nos dá virtude, nos fortalece e anima. Forma em nós um caráter de Cristo. Dá sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento, e temor do Senhor.
O Espírito Santo dá poder para gerar em nós os seus frutos, O Espírito de Temor do Senhor, Gera o Domínio próprio.
Por que o domínio contra o pecado é o Temor do Senhor?
Porque o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo de Deus, este corpo já não é mais nosso, pertence a Jesus Cristo o Salvador e Senhor, que nos comprou e nos libertou.
Nós temos que fazer com que os nossos membros venham obedecer o nosso comando, para não matar, não roubar, não prostituir, fazer coisas que agrada a Deus e que glorifique o Criador.
O Espírito Santo não domina sua mente, você é livre para querer e não querer, o Espírito Santo não vai te amarrar para você não pecar, não vai impedir os teus desejos carnais.
Ele apenas vai te orientar, ensinar, guiar, dirigir os seus passos, animar, fortalecer, mas quem vai fazer é você. Terá que obedecer as suas instruções e ouvir a Sua voz. O Espírito Santo vai te ajudar, e você terá que obedecê-Lo ouvindo a Sua voz.
PROTEGENDO O CORAÇÃO, COM UM NOVO OLHAR.
Foi baseado no que falamos sobre os ógãos dos sentidos na semana passada que pesquisei este texto.
1-Em Provérbios 4:23 lemos:
“Sobretudo, o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as Fontes da Vida”;
2-Em Jeremias 17:9 lemos:
“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá.”
3- em Romanos 10:10 lemos:
“Porque com o coração se crê para a justiça...”
4- em Jó 31:1 lemos:
“Fiz aliança com meus olhos, como, pois, os fixaria em uma donzela”.
5- em Mateus 6:21-23 lemos:
“Onde está o teu tesouro, aí estará teu coração. São os olhos, a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo (coração) será luminoso. Se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo (coração) estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”.
-O coração e os olhos são como “carne e unha”, existe até um frase popular que diz: “O que os olhos não vêem, o coração não sente” – Pois bem, quero, com muito respeito, perguntar-lhe aonde estão fixados seus olhos?, o que há no seu coração? Espero que seus olhos estejam postos em Jesus, e que no seu coração haja santidade transbordante !
O coração humano é o maior de todos os esconderijos.
Quem assistiu ao filme Titanic, percebeu que no final da história aquela senhora que contava a todos, tudo que passou no navio, caminha até a borda do barco onde estava e joga no fundo do oceano, uma jóia, pela qual aqueles pesquisadores estavam “ansiosos em encontrá-la”. Ela, no filme, tinha mais de 90 anos e guardou aquele segredo no seu coração por quase um século.
-O coração do ser humano é algo que poderíamos estudar milhões de anos e mesmo assim, ainda faltaríamos muito a conhecer dele.
Existe, na Bíblia, várias referências sobre o coração do homem, mas quero alertar queridos sobre uma questão de suma importância.
Como todo time, que entra em campo para ganhar, Satanás, nosso adversário, também entra para ganhar. Seu principal alvo é ganhar nosso coração.
Como assim?
Satanás em relação a muitas pessoas, ele procurar devorar-lhes não apenas com um golpe fulminante, mas devagar (Dan 7:25), de maneira sutil, enchendo seu coração de engano e mentiras, assim como fez com Judas Iscariotes “Ora Satanás, entrou no coração de Judas, que era um dos doze”. (Luc 22:3)
Satanás após “ganhar” o coração de Judas, o levou à trair o rei Jesus por míseras moedas de prata. E nos nossos dias, como Satanás anda fazendo? Igual aos dias de Judas, só que uma grande e importante diferença. A incrível fúria de Satanás hoje é ainda maior, pois ele sabe que pouco tempo lhe resta (Apoc. 12:12).
Quantas pessoas passam por nós, todos os dias, e nos cumprimentam mas no seu coração querem é mesmo, nos verem na pior. Quantos abraços e beijos que recebemos são verdadeiros? Lembre-se “Judas traiu a Jesus com um beijo.” Quantas pessoas falam que nos amam, mas no seu coração escondem um ódio mortal por nós.
Quantas pessoas olham para nós com inveja e amargura no coração. Quantas pessoas falam para nós “parabéns pelo sucesso, pelo seu carro novo, por seus filhos” e no seu coração estão dizendo: por ele ou ela e não eu? Deus é injusto, tomara que ele perca tudo!!!
“A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens...” Rom. 1:18-32
A inveja é um demônio, que entra pelos olhos maldosos e repousa em um coração amargurado; e Satanás põe no coração dos cristãos muitas coisas para roubá-los. Satanás não quer nos ver congregando e Deus quer... leia em sua bíblia (Heb. 10:25; Salmo 133:1); Satanás quer que nós não perdoemos nossos inimigos e Deus quer (Mat. 6:14-15); Satanás quer que tenhamos inveja dos ímpios e Deus não quer (Tiago 3:14-16). Satanás quer nos sujar e nos tirar da presença de Deus e Deus quer ter comunhão conosco. (Ijo 1:1-10).
Existem seres invisíveis e espirituais, 24 horas / 7 dias da semana, tentando ganhar seu coração de milhares de forma. O pastor David Wilkerson, em uma de suas ministrações tremendas, disse: “Tudo o que o diabo quer, é encontrar em nosso coração alguma área de nossa vida, que não esteja submetida à Palavra de Deus”.
Watchman Nee, em um de seus estudos brilhantes, disse que “é muito mais difícil reconhecer o inimigo, como aquele que “devagar” desgasta nosso coração, com tribulações, conflitos, doenças, fofocas, do que como um bandido armado”. Daniel 7:25 mostra que o diabo profere palavras “frívolas” contra Deus, e procura desgastar ou magoar os cristãos.
O coração é um campo de batalha, e Deus não aceita pessoas com o coração dividido, isto é, um “pé na carne”, outro no espírito, um “pé no mundo”, outro na igreja. Em Jer. 29:13 Deus fala que aquele que o encontra é aquele que o busca de todo coração.
Quando conversamos, percebemos em muitas pessoas, o que está em seu coração pelos seus olhos. São olhos que expressam vários sentimentos, por ex.: amargura no coração, tristeza, inveja, dor, raiva, amor, santidade, pureza, malícia, maldade e luxúria .
Como disse, olhos e coração estão sempre juntos em tudo. Jesus, por várias vezes, antes de olhar e curar a miséria de dor do povo ele dizia: “Tenho em meu coração, compaixão por esta gente”.
Quantas pessoas na igreja e até mesmo em nossas casas estão com o coração dúbio, mal intencionado, cheio de inveja, amargura e toda sujeira do mundo.
Milhares de pessoas no mundo, nesta hora, estão colocando “sujeiras” diante de seus olhos, sujeira esta, que primeiro está no coração; aí o coração sujo sem Deus manda um sinal “para a mente” assim: “peça aos olhos que procurem na internet, na vídeo locadora, nas revistas; fotos de sexo explícito, sensualidade, pois, eu, o coração preciso disto e me alimento disto”. E aí, uma vez recebida a mensagem, do coração pervertido, os olhos procuram estas iniqüidades, a fim de, encher o coração de mais e mais “lixo” do inferno, e contaminar e corrompê-lo mais ainda.
Cuidado!!!
A Bíblia em Apocalipse 22:11 diz “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo...”
Jesus, o maravilhoso Salvador, disse: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem, porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. (Mat. 15:18-19).
Em Jó 31:1, ele diz: “Fiz aliança com meus olhos, como, pois, contaminaria meu coração, fixando-os em uma donzela”.
Reflita e pergunte-se no que seus olhos têm se fixado e que não agradam a Deus...
Apóstolo conhecido nosso disse certa vez:“O primeiro olhar você não pode evitar, mas o segundo sim”.
“... Por isto celebremos a Festa de Cristo, não com o fermento da malícia ou da maldade e sim com pureza e verdade.” I Cor 5:7-8
Como assim ? Quero exemplificar: “Em um belo dia, lá está você indo para seu serviço, de repente uma mulher com “micro-roupa” passa em sua frente; você olhou... mas se seu coração é igual do de Jesus, você não “quebrou o pescoço” e nem fixou nela seu olhar para não contaminar seu coração, e se foi, feliz, em santidade e cheio de poder de Deus; pois aquela “figura e imagem”, desaparece de sua mente e vista em segundos, mas... se você “quebrar o pescoço” e não evitar o 2º olhar, deixo a orientação de Deus para seu coração: “Os ímpios tem os olhos cheios de adultérios e são insaciáveis no pecado, engordam almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, são filhos malditos” (II Ped 2:14).
Dura esta palavra, mas Deus não seria louco, para nos pedir algo, que Ele mesmo não nos capacitaria para viver e realizar. Deus é santo e quer filhos santos; por isto sua palavra, seu espírito, seu amor, sua vontade são santos.
Em I Jo 2:16 a Bíblia diz: “Tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida NÃO PROCEDEM DE DEUS”.
Jesus disse: “Bem aventurados os limpos de coração, pois estes verão a Deus” (Mat 5:8); isto é.... olhar bom, é igual a coração limpo e coração limpo é igual à presença de Deus.
Vivemos em meio a uma geração que tem os olhos postos em tudo o que não presta, e a conseqüência disto é que seus corações estão vazios de Jesus, de paz, de amor, de alegria, de perdão, de todas dádivas de Deus.
Mas espere !!! - Você quer mudar esta história? – Chega de derrotas, dor e pecados? Chega de entristecer a Deus e ao seu Santo Espírito? Amigos, se vocês querem servir a Deus, fazerem sua vontade, ganharem almas para Cristo, e terem a vida eterna, e irem para a glória, continuem a leitura...; mas... se você acha que o mundo e seus prazeres, sua sedução diabólica e toda sua proposta infame, ainda te proporcionam bem estar, você,pelo poder do Espírito Santo, e na autoridade do nome do Senhor Jesus Cristo, também vai ler este capítulo até o fim, pois Deus tem perdão e vida nova para você !!!
Em Efésios 1:18, o apóstolo Paulo diz que nossos corações têm olhos; - “Oro, a Deus para que os olhos ao vosso coração sejam iluminados, para que vocês saibam qual é a esperança do vosso chamamento e qual a riqueza da glória da sua herança nos santos...”.
Pois bem, se seu problema é uma mente perturbada, olhos maliciosos e um coração sujo, ore como Davi e diga “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Deus ama você e tem para você um plano melhor, e este plano melhor, chama-se JESUS, santo e amoroso Filho do Deus vivo.
Em Ezequiel 36:26-27 Deus te faz uma proposta de amor, de libertação e de reconciliação.
Ele diz assim:
“Se você quiser, dar-te-ei um coração novo e puro, porém dentro de ti um espírito novo. Tirarei de ti o coração de pedra (malicioso) e te darei um coração de carne (santo, igual ao de Jesus)...”
Que tremendo!!! Isto é maravilhoso!!!
Eu e você temos um Deus Extraordinário e Todo Poderoso!!!
Ele é amoroso, não nos acusa, nos perdoa, nos liberta e ainda nos faz uma proposta de santidade desta!!!
- Não sei você, amigo(a) leitor(a); mas eu quero, e quero agora este coração de Jesus, puro, santo, limpo e cheio de amor.
Jesus, nesta hora e dia, com o coração cheio de amor por você, quer iluminar seus olhos e limpar seu coração, e ele mesmo te diz: “Conhecerei a verdade, e a verdade te libertará, e se Eu, Jesus, te libertar, verdadeiramente você será livre...” '
Livre... livre... livre... respire fundo e diga EU SOU LIVRE, porque Jesus me libertou, tenho a mente de Jesus (I Cor 2:16), tenho o coração de Jesus (Gal 2:20) e tenho paz, pois hoje meus olhos são bons e puros, porque Jesus é minha vida!
Lembre-se: Deus tem uma plena e poderosa salvação (Le 1:68-69) para você, para todos seus familiares !!!
E nunca se esqueça disto: olhos bons e coração puro; Deus alegre, e quando Deus está alegre conosco, se prepare para viver “toda a sorte de bênçãos espirituais e materiais”(Ef 1:3).
Que o Deus Santo te ilumine a cada dia, meu (minha) irmão(a) santo(a) !!! JESUS ESTÁ VIVO !!!
“Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhas da prostituição...” I Tessal 4:3-9
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
Que Deus te abençoe todo seu corpo e principalmente teus olhos... paz e bem.
http://www.azesgospel.com.b
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Órgãos dos Sentidos, nossa vida futura!!!
11/08/11 – MOTOGRUPO AZES GOSPEL / REUNIÃO 5ª FEIRA
* pesquisas de textos da internet pela pra. azes gospel / Dináura de Castro Assunção
Queridos ,sabemos que vcs têm passado por inúmeras dificuldades e todas quase que de uma vez só por muitas vezes - acontecendo ao mesmo tempo ... - saiba que vcs estão em obras... lembram? É para o vosso crescimento em santidade e fortalecimento e da vossa família ...
(((Toda hora que passa, no presente, está dando forma a nossa vida futura. Esses momentos gastos descuidadamente, na satisfação do eu, como se não tivessem valor, estão decidindo nosso destino eterno.
As palavras que hoje pronunciamos, continuarão ecoando ...
"As palavras são um indício do que se acha no coração. 'Da abundância do seu coração fala a boca.'
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45
Mas as palavras são mais que um indício do caráter; têm poder de reagir sobre o caráter. Os homens são influenciados por suas próprias palavras. Muitas vezes, levados por momentâneo impulso, instigados por Satanás , dão expressão ao ciúme ou às más suspeitas, exprimindo aquilo em que não crêem realmente; essa expressão, porém, reage sobre os pensamentos. São enganados pelas próprias palavras, e chegam a crer verdade aquilo que disseram por instigação de Satanás. Uma vez tendo expressado uma opinião ou decisão, são muitas vezes demasiado orgulhosos para retratar-se, e tentam provar acharem-se com a razão, até que chegam a crer ser realmente assim. É perigoso emitir uma palavra de dúvida, perigoso questionar e criticar a luz divina. O hábito de descuidosa e irreverente crítica reage sobre o caráter, fomentando irreverência e incredulidade.
Muito homem condescendente com esse hábito assim tem prosseguido ,inconsciente do perigo, até chegar ao ponto de criticar e rejeitar a obra do Espírito Santo. Jesus disse: 'De toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras será condenado.' Mat. 12:36 e 37." )))
Queridos, Deus está permitindo tais momentos de tribulação em nossas casas por quê?
Veja; é para que aprendamos a vigiar mais e a crescermos no caminho da santidade...muitas vezes Deus quer mover Seu braço a favor da sua família mas Satanás chega lá e diz a ele:
- Deus, eu tenho base legal de agir pq ... eles têm usado seus órgãos do sentido contrário ao que o Senhor ordena...daí Deus, como não volta atrás quer muito abençoá-los mas não pode mover sua mão à favor da família Assunção, Galha, Camacho, Bourroul, Viggiani, Baldassarre, Castro,Couto, e o nome de outras famílias conosco online... e, quem então tem legalidade p/ agir é o inimigo... compreendem?
Amados, isso ocorre em todas as famílias que servem a Deus e inclusive com a minha ( Homero e da Pra. Dináura) e vcs sabem disso... Vamos lá a uma reflexão:
Satanás aproveita-se do nosso mau uso dos nossos órgãos dos sentidos para agir contra nós... leia,
1- NOSSA BOCA : pensem nas palavras que estão proferindo ... "o uso indevido de suas bocas"... já penei e tds nós aqui penamos por isso bastante... essa brecha faz com que o nosso inimigo possa atuar livremente ... / a Bíblia diz que da nossa boca sai vida ou morte...
Falei apenas de um dos nossos órgãos dos sentidos e quais serão as outras brechas que nas quais todos nós damos licença p/ Satanás agir?
Os discípulos de Jesus têm a responsabilidade de ensinar o evangelho a outras pessoas. Paulo encorajou Timóteo a cumprir esta missão:
"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2).
"E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2).
A língua, portanto, é uma força poderosa. Pode ser usada para o bem, como Deus pretendia, para exprimir amor e oferecer salvação. Ela também pode ser usada para o mal, com efeitos desastrosos que conduzem à condenação. Estas duas possibilidades são claramente contrastadas em Tiago 3:1-12. Consideremos este importante texto e suas aplicações em nossas vidas.
"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo"" (Tiago3:2).
De todas as tentações que enfrentamos, a mais persistente e difícil é a tentação de dizer alguma coisa que não devemos. Algumas pessoas lutam para eliminar palavrões e piadas sujas de seu falar (Efésios 4:29). Outros, despreocupadamente, mostram desrespeito pelo nome do Senhor, proferindo frases como “Meu Deus!”, ou “Meu Deus do Céu!” sem parar para pensar que eles estão tratando o nome do Santo Deus como se não fosse nada mais do que uma expressão comum de surpresa ou desgosto. Deus merece nosso completo respeito (Salmos 111:9-10). Muitos usam a língua para espalhar boatos e fazer acusações sem fundamento (Provérbios 16:28; 1 Timóteo 5:13). Deste modo, eles podem destruir a reputação de pessoas boas, criar discórdia entre irmãos, e até impedir a divulgação do evangelho (1 Coríntios 3:3; 1 Tessalonicenses 2:15-16). Tais pessoas não são seguidoras de Cristo, mas do diabo, o pai das mentiras e o maior acusador de todos (João 8:44; Apocalipse 12:9-10; 22:8). E todos nós batalhamos contra a tentação de falar antes de pensar, talvez uma palavra áspera ou crítica usada desnecessariamente, talvez uma expressão de raiva ou ódio. Uma simples palavra mal empregada pode levar uma nação à beira da guerra, destruir uma amizade de toda a vida, desfazer uma família, arruinar um casamento ou esmagar o auto-respeito de uma criança.
"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tiago 1:19).
"Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno" (Tiago3:3-6).
A língua é um pequeno membro do corpo, mas exerce um poder destruidor que ultrapassa todos os outros. Como uma faísca pode iniciar um fogo que destruirá uma floresta, assim a língua descontrolada pode destruir uma alma e criar uma miséria terrível para outros.
"Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero" (Tiago 3:7-8).
Os animais podem ser treinados. Um cão pode ser ensinado a sentar-se absolutamente imóvel no meio de uma multidão de pessoas, e não se moverá enquanto seu dono não o chamar. Mas a língua precisa ser sempre mantida sob supervisão. Nunca podemos deixá-la sem a rédea ou abrir sua gaiola e deixá-la livre. Temos que manter domínio constante sobre nossas línguas para evitar o dano terrível que elas são capazes de causar.
Usando a Língua como Deus Pretendia
Voltemos ao princípio. A língua não é inerentemente má. Há algumas coisas que podemos e devemos fazer com nossas línguas. Considere alguns exemplos:
• Devemos louvar e adorar a Deus.
"Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hebreus 13:15).
• Devemos orar.
"Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).
• Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos.
"Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" (Marcos 8:38).
• Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
• Devemos edificar nossos irmãos.
"Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros" (Romanos 14:19).
• Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos.
"Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis" (Romanos 12:14).
• Devemos sempre falar a verdade.
". . . seja o vosso sim sim e o vosso não não, para não cairdes em juízo" (Tiago 5:12).
Lembremo-nos sempre que nossas línguas são dons de Deus para serem usadas em sua honra e glória.
(Pequena Parte desse texto é do Autor: Dennis Allan)
Lembre-se que temos ainda:
2 - NOSSOS OLHOS,
3- NOSSOS OUVIDOS,
4 - NOSSO TATO,
5 - NOSSO OLFATO,
Queridos... o começo para vencermos essa batalha é vigiarmos em tudo que façamos quer seja pela nossa boca, nossos olhos, nosso olfato,nossa audição e nosso tato... sei que não é fácil mas se vc mostrar a Deus uma pontinha de mudança daí dará a Ele ( Deus ) base legal para começar a agir em favor da família de servos de Deus que aqui na Terra tem o nome destas famílias que mencionamos" e, assim Ele poderá agir em favor se tb a família Assunção fizer... coloque o nome da sua família agora para esta pequena mudança... e tb a outras famílias de servos...
Os seres humanos vivem e convivem com o mundo exterior assim, pelos órgãos do sentido... é por eles que Satanás age, mas se começarmos a fechar as brechas que por esses órgãos damos... Deus começará a agir e a mover seu braço em nossa direção de maneira milagrosa...
Amados aqui e online, nós aqui em casa temos experimentado isso e temos visto Deus agir assim conosco ... fica aí a dica...
nossos irmãos e amigos tão queridos..
Para a nossa leitura desta semana ainda:
"Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a sua própria natureza humana, junto com todas as suas
paixões e desejos." Gálatas 5:24.
E mais:
Êxodo 20:3, 12-14, 16 e 17; / Provérbios 3:13 e 16:6; / Miquéias 6:8; / Mateus 5:8, 9, 34-39 e 6:22 e 23; / Lucas 16:13; / João 14:15; / Romanos 12:1 e 2; / Filipenses 4:8
Boa Reflexão!
Paz e bem,
Pra. Azes Gospel/ Dináura, sempre orando p/ vcs
11/08/11 – MOTOGRUPO AZES GOSPEL / REUNIÃO 5ª FEIRA
* pesquisas de textos da internet pela pra. azes gospel / Dináura de Castro Assunção
Queridos ,sabemos que vcs têm passado por inúmeras dificuldades e todas quase que de uma vez só por muitas vezes - acontecendo ao mesmo tempo ... - saiba que vcs estão em obras... lembram? É para o vosso crescimento em santidade e fortalecimento e da vossa família ...
(((Toda hora que passa, no presente, está dando forma a nossa vida futura. Esses momentos gastos descuidadamente, na satisfação do eu, como se não tivessem valor, estão decidindo nosso destino eterno.
As palavras que hoje pronunciamos, continuarão ecoando ...
"As palavras são um indício do que se acha no coração. 'Da abundância do seu coração fala a boca.'
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45
Mas as palavras são mais que um indício do caráter; têm poder de reagir sobre o caráter. Os homens são influenciados por suas próprias palavras. Muitas vezes, levados por momentâneo impulso, instigados por Satanás , dão expressão ao ciúme ou às más suspeitas, exprimindo aquilo em que não crêem realmente; essa expressão, porém, reage sobre os pensamentos. São enganados pelas próprias palavras, e chegam a crer verdade aquilo que disseram por instigação de Satanás. Uma vez tendo expressado uma opinião ou decisão, são muitas vezes demasiado orgulhosos para retratar-se, e tentam provar acharem-se com a razão, até que chegam a crer ser realmente assim. É perigoso emitir uma palavra de dúvida, perigoso questionar e criticar a luz divina. O hábito de descuidosa e irreverente crítica reage sobre o caráter, fomentando irreverência e incredulidade.
Muito homem condescendente com esse hábito assim tem prosseguido ,inconsciente do perigo, até chegar ao ponto de criticar e rejeitar a obra do Espírito Santo. Jesus disse: 'De toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras será condenado.' Mat. 12:36 e 37." )))
Queridos, Deus está permitindo tais momentos de tribulação em nossas casas por quê?
Veja; é para que aprendamos a vigiar mais e a crescermos no caminho da santidade...muitas vezes Deus quer mover Seu braço a favor da sua família mas Satanás chega lá e diz a ele:
- Deus, eu tenho base legal de agir pq ... eles têm usado seus órgãos do sentido contrário ao que o Senhor ordena...daí Deus, como não volta atrás quer muito abençoá-los mas não pode mover sua mão à favor da família Assunção, Galha, Camacho, Bourroul, Viggiani, Baldassarre, Castro,Couto, e o nome de outras famílias conosco online... e, quem então tem legalidade p/ agir é o inimigo... compreendem?
Amados, isso ocorre em todas as famílias que servem a Deus e inclusive com a minha ( Homero e da Pra. Dináura) e vcs sabem disso... Vamos lá a uma reflexão:
Satanás aproveita-se do nosso mau uso dos nossos órgãos dos sentidos para agir contra nós... leia,
1- NOSSA BOCA : pensem nas palavras que estão proferindo ... "o uso indevido de suas bocas"... já penei e tds nós aqui penamos por isso bastante... essa brecha faz com que o nosso inimigo possa atuar livremente ... / a Bíblia diz que da nossa boca sai vida ou morte...
Falei apenas de um dos nossos órgãos dos sentidos e quais serão as outras brechas que nas quais todos nós damos licença p/ Satanás agir?
Os discípulos de Jesus têm a responsabilidade de ensinar o evangelho a outras pessoas. Paulo encorajou Timóteo a cumprir esta missão:
"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2).
"E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2).
A língua, portanto, é uma força poderosa. Pode ser usada para o bem, como Deus pretendia, para exprimir amor e oferecer salvação. Ela também pode ser usada para o mal, com efeitos desastrosos que conduzem à condenação. Estas duas possibilidades são claramente contrastadas em Tiago 3:1-12. Consideremos este importante texto e suas aplicações em nossas vidas.
"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo"" (Tiago3:2).
De todas as tentações que enfrentamos, a mais persistente e difícil é a tentação de dizer alguma coisa que não devemos. Algumas pessoas lutam para eliminar palavrões e piadas sujas de seu falar (Efésios 4:29). Outros, despreocupadamente, mostram desrespeito pelo nome do Senhor, proferindo frases como “Meu Deus!”, ou “Meu Deus do Céu!” sem parar para pensar que eles estão tratando o nome do Santo Deus como se não fosse nada mais do que uma expressão comum de surpresa ou desgosto. Deus merece nosso completo respeito (Salmos 111:9-10). Muitos usam a língua para espalhar boatos e fazer acusações sem fundamento (Provérbios 16:28; 1 Timóteo 5:13). Deste modo, eles podem destruir a reputação de pessoas boas, criar discórdia entre irmãos, e até impedir a divulgação do evangelho (1 Coríntios 3:3; 1 Tessalonicenses 2:15-16). Tais pessoas não são seguidoras de Cristo, mas do diabo, o pai das mentiras e o maior acusador de todos (João 8:44; Apocalipse 12:9-10; 22:8). E todos nós batalhamos contra a tentação de falar antes de pensar, talvez uma palavra áspera ou crítica usada desnecessariamente, talvez uma expressão de raiva ou ódio. Uma simples palavra mal empregada pode levar uma nação à beira da guerra, destruir uma amizade de toda a vida, desfazer uma família, arruinar um casamento ou esmagar o auto-respeito de uma criança.
"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tiago 1:19).
"Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno" (Tiago3:3-6).
A língua é um pequeno membro do corpo, mas exerce um poder destruidor que ultrapassa todos os outros. Como uma faísca pode iniciar um fogo que destruirá uma floresta, assim a língua descontrolada pode destruir uma alma e criar uma miséria terrível para outros.
"Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero" (Tiago 3:7-8).
Os animais podem ser treinados. Um cão pode ser ensinado a sentar-se absolutamente imóvel no meio de uma multidão de pessoas, e não se moverá enquanto seu dono não o chamar. Mas a língua precisa ser sempre mantida sob supervisão. Nunca podemos deixá-la sem a rédea ou abrir sua gaiola e deixá-la livre. Temos que manter domínio constante sobre nossas línguas para evitar o dano terrível que elas são capazes de causar.
Usando a Língua como Deus Pretendia
Voltemos ao princípio. A língua não é inerentemente má. Há algumas coisas que podemos e devemos fazer com nossas línguas. Considere alguns exemplos:
• Devemos louvar e adorar a Deus.
"Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hebreus 13:15).
• Devemos orar.
"Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).
• Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos.
"Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" (Marcos 8:38).
• Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
• Devemos edificar nossos irmãos.
"Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros" (Romanos 14:19).
• Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos.
"Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis" (Romanos 12:14).
• Devemos sempre falar a verdade.
". . . seja o vosso sim sim e o vosso não não, para não cairdes em juízo" (Tiago 5:12).
Lembremo-nos sempre que nossas línguas são dons de Deus para serem usadas em sua honra e glória.
(Pequena Parte desse texto é do Autor: Dennis Allan)
Lembre-se que temos ainda:
2 - NOSSOS OLHOS,
3- NOSSOS OUVIDOS,
4 - NOSSO TATO,
5 - NOSSO OLFATO,
Queridos... o começo para vencermos essa batalha é vigiarmos em tudo que façamos quer seja pela nossa boca, nossos olhos, nosso olfato,nossa audição e nosso tato... sei que não é fácil mas se vc mostrar a Deus uma pontinha de mudança daí dará a Ele ( Deus ) base legal para começar a agir em favor da família de servos de Deus que aqui na Terra tem o nome destas famílias que mencionamos" e, assim Ele poderá agir em favor se tb a família Assunção fizer... coloque o nome da sua família agora para esta pequena mudança... e tb a outras famílias de servos...
Os seres humanos vivem e convivem com o mundo exterior assim, pelos órgãos do sentido... é por eles que Satanás age, mas se começarmos a fechar as brechas que por esses órgãos damos... Deus começará a agir e a mover seu braço em nossa direção de maneira milagrosa...
Amados aqui e online, nós aqui em casa temos experimentado isso e temos visto Deus agir assim conosco ... fica aí a dica...
nossos irmãos e amigos tão queridos..
Para a nossa leitura desta semana ainda:
"Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a sua própria natureza humana, junto com todas as suas
paixões e desejos." Gálatas 5:24.
E mais:
Êxodo 20:3, 12-14, 16 e 17; / Provérbios 3:13 e 16:6; / Miquéias 6:8; / Mateus 5:8, 9, 34-39 e 6:22 e 23; / Lucas 16:13; / João 14:15; / Romanos 12:1 e 2; / Filipenses 4:8
Boa Reflexão!
Paz e bem,
Pra. Azes Gospel/ Dináura, sempre orando p/ vcs
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)