Azes Gospel Motogrupo SP
Data: 01/12/2011 – dezembro Estudo 1
Estudo e Oração Semanal às quintas-feiras
QUEM É JESUS
Adaptado por Pra. Dináura de C. Assunção o texto da Revista Atos 1º trimestre de 1997 – Vol. 12 e N.1 pgs. 4, 5, 6
A- Desde o início da criação do homem, Deus tem procurado relacionar-se com as pessoas porque deseja ter uma família. É propósito de Deus que sejamos a família Dele.
Deus Pai deseja uma família de filhos e filhas e a maneira de Ele produzir esta família foi revelada ao próprio Apóstolo Paulo pelo próprio Deus.
Esta família só poderá ser perfeita através de Jesus Cristo.
E esta informação valiosa está em Éfesios:
1- Filhos Dele “Antes que o mundo fosse criado, Deus escolheu fazer de nós filhos Seus através de Jesus Cristo...” Éfesios 1:5
2- Unificados “Ele planejou que todas as coisas, no céu e na Terra, fossem unificados sob o Seu poder.” Éfesios 1:10
3- Um corpo “ Ele fez Cabeça da Igreja – que é o Corpo de Cristo... Éfesios 1:22-23
4- Um Povo
“ Neste Corpo, tanto os judeus como os não judeus tornaram-se um só povo... Pois através de Cristo, todos podem ter acesso ao Pai gratuitamente pelo mesmo Espírito” (Efésios 1:5,10, 22, 23, ; 2:14-16,18 simplificado). Ou ainda 2:14, 16 e 18
Em o novo testamento a palavra igreja é ecclesia. E, se remete a todos que foram “chamados para fora “ do mundo para tornarem-se família do nosso Pai celestial.
Somos introduzidos então na família e no Reino de Deus pelo Espírito Santo. É Ele quem nos batiza, e quem nos inicia na família de Deus.
Estaremos vendo no desenrolar deste texto a junção do maravilhoso mistério de Deus de como nos tornamos família, Reino e igreja do nosso Deus mesmo estando nós aqui na Terra.
B- O propósito de Deus revelado
1- Ciência e Filosofia ampliadas
Quer saber onde você encaixa-se na família de Deus Pai?
Muito além de onde nosso pensamento possa chegar, o propósito de Deus é celestial e não terreno e também espiritual e não carnal extrapolando todos nossos limites em todas as áreas que possamos conhecer. Nossas mentes humanas formatam nosso pensamento dentro de nossa lógica terrena e isto nos venda de tal maneira que por nós mesmos nós não conseguimos entender a mente de Deus e o propósito Dele para a nossa adoção (lembre-se Ele deseja que sejamos Seus filhos).
• Conforme o escrito da revista Atos,“O homem através de seus próprios esforços e capacidades, nunca conseguiria atingir um ponto suficientemente alto para tocar o Deus Altíssimo, e, nem o método “do bom senso” da ciência nem o método “da razão” da filosofia conseguem nos levar a Deus.”
2- O Espírito Santo de Deus quer encontrar em nós uma fé como a de uma criança.
Jesus Cristo em Mateus 11:25-26 simplificado nos diz “ Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra. Louvo-Te pois ocultaste estas coisas dos que são sábios e entendidos, mas as revelaste aos que são semelhantes ‘as criancinhas. Sim Pai, esta é a Tua vontade e o Teu caminho” (Mateus 11:25, 26 simplificado).
O que Jesus Cristo queria dizer orando assim?
Ele disse que o homem sozinho não conseguiria por si só descobrir a Deus. Deus pode revelar-se ao homem em seu amor, poder e sabedoria pelo Seu Espírito, através de Jesus Cristo.
Pela nossa força somente não conseguimos tocar o divino. Necessitamos da ajuda do Espírito Santo de Deus para que possamos começar a entender a mente Dele e isto depende da nossa submissão dos nossos espíritos de estarem ligados ao Espírito Santo de Deus numa fé baseada na simplicidade de uma criança.
Daí sim, a revelação de Deus para a nossa vida é manifesta e ‘a partir daí conseguimos começar a entender o que a Bíblia diz.
O Apóstolo Paulo em suas cartas conta-nos suas experiências pessoais: relata quando de perseguidor de Cristãos passa a ser perseguido, e conta-nos também o quanto era sábio na Ciência dos homens e depois no conhecimento da sabedoria de Deus. Ele tinha muita determinação e o que hoje os líderes de empresas chamam de Empowerment, poder decisório firme e forte da liderança aprimorado. Apesar de toda essa capacitação e preparo, o Apóstolo Paulo submeteu-se a Cristo de tal maneira como a que a Bíblia conta, como a de uma criancinha sedenta de aprender do Pai - e foi isto o que ele fez: foi aprender com o Pai sobre o Pai. Tendo o Espírito Santo de Deus como seu professor particular, teve sua mente expandida ao aprendizado celestial e por isto elevado além dos limites de sua mente limitada pelo tempo e do seu corpo limitado pela terra.
A revelação que o Apóstolo Paulo recebeu de Deus estava escondida no coração de Deus - Pai desde antes de o tempo começar. Deus deu ao Apóstolo Paulo revelação de propósito para outras épocas como também o incluiu nesta revelação(e a revelação nele)- ela veio do coração de Deus para o coração de Paulo. Depois de Deus ter se revelado para o Apóstolo Paulo, ele enxergava tudo de maneira diferente - ele via todas as coisas na terra e do tempo como sendo de propósito celestial e eterno de Deus. Sua transformação produziu resultados que vemos até nossos dias. Conforme em 2 Cor. 12:2-4 simplificado: “ Há quatorze anos atrás, fui arrebatado ao céu para uma visita. Não me perguntem se o meu corpo estava lá, ou se foi somente o meu espírito, pois eu não sei. Somente Deus pode responder isto. De qualquer forma, lá estava eu no Paraíso. E ouvi coisas tão maravilhosas que estão além da capacidade do homem de expressá-las com palavras...
Com certeza, o que Paulo viu, ele no seu tempo não conseguia expressar porque a visão era a de vanguarda do seu tempo – dizia que nada se comparava ‘as maravilhas celestiais.
Sendo assim, ele fazia uso de suas palavras para dizer do propósito de Deus para as nossas vidas aqui na Terra. Paulo tinha a plena confiança de que o Espírito Santo de Deus da mesma maneira que fazia com ele iria também revelar-se a todos de maneira que fosse entendido mediante a fé em Jesus Cristo. Está na Palavra que “Deus preparou coisas maravilhosas para aqueles que O amam – coisas que vão além do que o homem pode ver, ouvir, ou até mesmo imaginar. Além disso, Ele compartilhou conosco – através do Seu Espírito – o Seu segredo. Pois o Espírito perscruta e nos mostra os segredos do próprio coração de Deus. “ Por esta razão, Deus nos deu de fato o Seu Espírito... para que pudéssemos conhecer tudo o que Ele planejou para nós em Sua graça” (1Cor. 2: 9-12 simplificado).
Oremos pedindo revelação segundo Efésios 1:17 ”Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento, o espírito de sabedoria e de revelação”. Efésios 1:17.
C-Você, como membro integrante da família do Pai
Através da vida de Jesus Cristo, filho de Deus, e do grande amor que unia Deus Pai a seu filho Jesus Cristo, abriram-se os olhos de Paulo a fim de que entendesse o plano divino de Deus para diversas épocas da humanidade e eu e você fazemos parte deste plano divino.
1- Querendo expressar muito mais a beleza de Cristo, Deus desejou fazer isto através de uma família de muitos filhos e filhas sendo que cada um dos integrantes desta família divina tornar-se ia semelhante ao seu irmão mais velho; Jesus Cristo. Tanto na vida como em caráter – foi por isto que Deus criou o homem a imagem e semelhança de Cristo.
Paulo nos diz disto em Efésios 1: 4-5 parafraseado.“ Há muito tempo atrás – antes mesmo que Ele criasse o mundo, o nosso querido Pai celestial nos escolheu para que fôssemos Seus. Ele planejou fazer isto através do que Cristo faria por nós. O Pai então decidiu santificar-nos aos Seus olhos, deixando-nos totalmente imaculados. Ficaríamos diante Dele cobertos com o Seu amor. Sim, o plano imutável do nosso Pai sempre foi o de fazer-nos filhos Seus. Este sempre foi o desejo e deleite do Seu coração”
Desde o início, Deus conhecia quem escolheria amá-Lo. Ele decidiu então que estes se tornariam semelhantes ao Seu Filho. O desejo de Deus era que Seu Filho fosse o primeiro , de uma família de muitos filhos. (Romanos 8:29 simplificado).
Amados aqui, desde o início Deus já sabia da sua decisão: de amá-Lo ou rejeitá-lo mas ainda hoje, depois de 2 milênios Ele continua querendo que você faça a melhor escolha porque Ele o criou dotado de inteligência e você é capaz sim de compreender isto - hoje, Jesus Cristo continua ‘a porta do seu coração batendo para que você abra a porta e aceite o Seu Espírito Santo entrar e começar a revelar-se a você de maneira que possa entender as coisas celestiais sem reservas – deixe o Espírito Santo de Deus fazer morada em Seu coração porque você é casa da habitação de Deus aqui na Terra.
Se assim o fizer, ore comigo agora dizendo esta oração.
Ou se já algum dia fez esta oração e sente-se distante do conselho do Espírito Santo então é hora de reconciliação – reconcilie-se com Ele renovando seus votos em oração dizendo:
Espírito Santo de Deus, eu te convido para fazer morada em meu coração e digo que preciso da tua correção, conselho e instrução. Por isto te peço Senhor Jesus Cristo perdão dos meus pecados para que eu possa ser considerado Teu irmão na família de Deus Pai, nosso criador. Por isto Senhor Jesus Cristo eu te aceito como Senhor e Salvador da minha vida e em Teu nome Senhor Jesus Cristo, eu ‘a partir de agora já me considero Filho ou Filha de Deus Pai e em nome de Jesus Cristo o nosso Senhor. Amém e aleluia!
Glórias a Deus porque hoje, o Senhor Jesus Cristo reafirma a nossa presença no Reino dos Céus para que possamos continuar governando e reinando com Ele eternamente como seus irmãos e filhos de Deus Pai. Amém.
Pra. Dináura de Castro Assunção / Pra. Azes Gospel Motogrupo – SP
01/12/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
registre aqui seu comentário