TV online Azes Gospel

Watch from azesgospel at livestream.com

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

LUGAR ERRADO NA HORA ERRADA

LUGAR ERRADO NA HORA ERRADA
22/12/11

Palavra Pastoral do Apóstolo Carlos Altheman da Comunidade Jerusalém do Heliópolis e Alto da Boa Vista - SP Capital

Amados irmãos, muitas coisas acontecem a nós porque estamos no lugar errado e na hora errada.

Depois sofremos as conseqüências da nossa rebeldia e muitas vezes colocamos outras pessoas em sério risco de vida.

Nosso texto de hoje esta registrado em I Crônicas 13: 1 a 10 e I Crônicas 15: 13 a 15
Davi ficou muito tempo longe de Israel (16 meses) e esqueceu (desaprendeu) muitas leis conforme I Samuel 27:7, pois estava fugindo do rei Saul.

Davi se propõem levar a arca de Deus para Jerusalém, mas não tomou os devidos cuidados, conforme Deus falara para Moisés.

(1) Davi não podia transportar a arca em carro de boi, mesmo que fosse novo.
(2) Uzá (filho de Abinadabe), amigo de Davi não devia estar junto a arca, este lugar pertencia ao sacerdote.

(3) O sacerdote ia na frente ( Davi era rei de Israel e sacerdote).
Os filisteus tinham roubado a arca, mas a maldição os atingiu com doenças e pragas, mais que depressa eles queriam devolver a arca.

Davi trouxe a arca de forma errada, por isso trouxe maldição sobre o povo.
1º Casa de Obede-Edom - benção
2º Jerusalém – maldições.

Muitos irmãos e irmãs assumem trabalhos e ministérios dentro da igreja, sem a devida unção e autoridade.

As conseqüências dos nossos pecados freqüentemente atingem outras pessoas.
O erro de Davi, levou seu amigo Uzá a morte.

A igreja é o corpo de Cristo, muitos membros cheios de pecados, insistem em fazer a obra do Senhor sem a devida unção, sem vida cristã, cheios de brechas.
Jesus – sacerdote da ordem de Melquisedeque, nasceu na tribo de Judá e não na tribo de Levi.

Jesus Cristo rei e sacerdote.

Davi rei e sacerdote queria construir a casa de Deus, mas Deus não permitiu, porque Davi era homem com sangue nas mãos.

O Pastor é o sacerdote da igreja.

O homem é o sacerdote em sua casa.

Quantas vezes estamos no lugar errado e na hora errada?

Não coloque sua cabeça sob mãos de quem você não conhece, você pode estar recebendo maldição em vez de benção.

Muitos irmãos/ãs vão para outra igreja buscar “poder,unção”, mas no fim encontram confusão e desilusão.

Errais em não conhecer as escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22: 29.
Dentro do corpo de Cristo, que é a igreja você tem os “dons”, então use-os, e não ande na “carne”.

Peça ao Senhor, que nesse ano 2012, que se aproxima você possa estar sempre no lugar certo e na hora certa, que é junto com Jesus Cristo, o nosso Salvador e Rei.

Amém.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Desobediência, Graça e Salvação

DESOBEDIÊNCIA,GRAÇA, e SALVAÇÃO

Motogrupo Azes Gospel - texto para reflexão dia 08 de dezembro de 2011

Vimos na última semana sobre “O Plano de Deus Revelado: a Criação” e que a primeira família da criação foi um homem e sua mulher. Deus comunicava-se com o homem no frescor do dia ( Gen. 3:8). Esta família tinha poder dado por Deus e possuíam o direito de governar sobre toda a Terra.

Era a vontade de Deus em Jesus Cristo, cumprindo-se na Terra.
O homem criado a imagem de Deus foi segundo Sua própria imagem. Deus queria que Adão e Eva confiassem em Seu grande amor, sabedoria, e poder. Ele desejava que o homem recebesse e retribuísse o Seu amor.
O amor é uma grande escolha que valorizamos por ser de grande valor para cada um de nós não é isso? Deus queria que o homem fizesse essa grande escolha de em amor obedecê-lo, e adorá-lo como em expressão deste amor.
Para que o homem fizesse esta escolha Deus concedeu ao homem o livre arbítrio e daí em diante o homem poderia optar em amar, E adorar e honrar a Deus. É por isto que na humanidade vemos pessoas amando, adorando ou rejeitando a Deus.
Mas esta livre escolha trouxe alguns riscos para a humanidade e algumas perdas sucederam-se.

Optando pelo bem ou pelo mal a humanidade passou a colher os resultados das boas ou más escolhas e assim todo o homem ficou sujeito ao resultado de suas próprias escolhas e hoje , o que tem semeado a humanidade, tem colhido de resultados – enxergamos hoje uma humanidade muito mais destruída do que bem sucedida e isto não é o querer de Deus e sim o resultado do que o ser humano colhe de suas decisões de escolhas erradas e que não condizem com o apelo de Deus para o homem.


Jesus disse: “Busquem primeiro o Reino de Deus em suas vidas” Mateus 6:33 – o homem faz isto? Sabemos que não, o homem de hoje só pensa em ganhar dinheiro, e ganância de poder ter e não de poder ser...o homem é rotulado pelas suas posses e não pelo que realmente é.
O primeiro teste de adoração que Deus fez ao homem foi colocando duas árvores no Jardim do Édem e o homem mostrou que não passou no teste.


Uma árvore, foi a “árvore da vida” e escondido no mistério desta árvore já estava o próprio Jesus Cristo. Na outra árvore foi dado o nome de “árvore do conhecimento do bem e do mal” - uma árvore da morte... onde ao homem foi dada ordem para não comer dela.
O homem não deveria seguir seus padrões de bem ou de mal separadamente das orientações de Deus comendo do seu fruto porque se fizesse isto morreria eternamente.


Provérbios 14: 12 nos mostra isto claramente: “há um caminho que parece direito ‘a mente do homem, mas somente leva ‘a morte”.


Foi daí que a figura da serpente entra em cena no livro de Gênesis porque Satanás é sábio nos caminhos do mal – em Ezequiel 28: 12-19 temos no cenário, o exemplo de pessoas da Terra para exemplificar as coisas celestiais e espirituais.


E no capítulo 28 ao mesmo tempo em que o profeta Ezequiel refere-se ao rei de Tiro que era muito ímpio, ele nos diz do próprio Satanás, que atua no trabalho dos próprios homens para atingir a humanidade desde a sua rebelião até nossos dias.


O profeta Isaías também nos relata o caráter maligno de Satanás referindo-se ao ímpio rei de Babilônia (Isaías 14: 12 – 15) “Como caíste do céu, oh Lúcifer, estrela da manhã! Foste lançado ‘a Terra – muito embora fosses poderoso contra as nações do mundo”.


“Pois dizias em teu coração: Subirei aos céus e dominarei os anjos. Tomarei o mais alto trono. Governarei sobre o mais alto monte santo de Deus. Subirei ao mais alto céu e serei semelhante ao Altíssimo. No entanto, será derribado ao mais profundo abismo do inferno”.


Satanás se rebela contra a “vontade de Deus” com a sua vontade própria.


Os riscos e o perigo da rebelião em virtude das escolhas erradas foi inevitável.

Quando os homens rejeitam o amor, a verdade, e a bondade de Deus, colhem resultados de ódio, do pecado, e do mal – quando escolhemos uma alternativa rejeitamos a outra. Segundo Ezequiel e Isaías, Satanás foi criado por Deus para um sublime propósito- Satanás na sua criação era perfeito em formosura e sabedoria além do que tinha grande poder e autoridade. Como querubim da guarda segundo a Palavra, governava hostes celestiais e as dirigia em adoração a Deus para guardar a vontade e a palavra de Deus – parece que Satanás era um supervisor dos exércitos celestiais segundo o que lemos na Bíblia. Segundo sua beleza e orgulho e poder, o pecado surgiu no coração de Lúcifer porque o céu é um lugar santo e perfeito. “o supervisor precisa ser irrepreensível em todas as áreas de sua vida... Ele não pode ser um novo convertido, pois ele pode ser cegado pelo orgulho e entrar em julgamento, como foi o caso do diabo.” I Timóteo3:2-6


Satanás queria para ele a adoração celestial e a autoridade do trono de Deus. Ele levou com ele uma parte das hostes celestiais que uniram-se a ele em sua rebelião (2 Pedro 2:4 e Judas 6). Dando lugar ao orgulho, Satanás ficou vendado e cego...(já lemos que existe cegueira no orgulho). O engano diz que algo errado está correto e que é bom quando é maligno. Juntamente com o orgulho está o engano. Ele achava mesmo que poderia vencer a Deus.


Neste relato foi a primeira vez que alguém desobedecia a Deus.


A autoridade de Deus jamais havia sido testada e ninguém havia visto rebeldia e nem a morte era conhecida...os poderes do bem e do mal, pela primeira vez entravam em conflito.


O que Satanás esqueceu-se era de que não era oniciente (que tudo sabia). E, não tendo a sabedoria de tudo porque também foi criado, ele nunca teve os conhecimentos de Deus – ele sendo criado por Deus era também orientado pela palavra de Deus e orgulho leva ao engano e pelo engano entra a dúvida. Ele começou a duvidar que a Palavra de Deus era a verdade e resolveu desobedecê-la. Desobedecendo entrou em rebelião contra Deus.


Quer saber se está caminhando para os elos do mal?
Leia: elo do orgulho, elo do engano, elo da dúvida e elo da rebelião e o último elo era ainda desconhecido; o elo da morte!


Estes seriam os riscos de Deus ter permitido o livre arbítrio aos anjos e aos homens – havia perigos de escolhas erradas e de resultados maléficos que se seguiriam – e Deus sabendo dessas possibilidades mesmo assim permitiu porque descansa no seu conhecimento de que:
1- O Bem venceria o mal,
2- O Amor venceria o ódio,
3- A Luz venceria as trevas,
4- A Verdade venceria o engano,
5- O Certo venceria o errado
As nobres qualidades do caráter de Deus seriam expressas na Humanidade quando homens e mulheres como você e eu escolhessem amá-lo, honrá-lo, e obedecê-lo.


No céu, isso seria realizado com os anjos. Sendo Deus o seu criador estes escolheriam amá-lo, honrá-lo e obedecê-lo.


Na Terra isso se faria através de uma família real de filhos e filhas – amados por Deus e o primogênito desta família seria o próprio Jesus Cristo.


È possível que Satanás tinha ciúmes do amor honra e adoração que os anjos davam para Deus.


Ao opor-se a Deus, Satanás teceu as regras da guerra e do conflito entre o bem e o mal. Não sendo vitorioso no céu ele e seus anjos caídos foram expulsos. Os que perderam no céu, mais tarde tentaram recuperar na Terra, por ocasião do Jardim do Édem tentando ao homem em relação ao seu livre arbítrio.


Certa época relatada em Lucas 4:5-8, o diabo ofereceu a Jesus os reinos deste mundo numa tentativa de fazer com que Jesus o adorasse no deserto ( o diabo desejava a adoração que pertencia somente a Deus).


Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher dizendo a eles que sujeitassem a Terra e para enchê-la de filhos e filhas amorosos e leais a Ele. É para esta família que Satanás vem agora - a luta que começou no céu está agora na Terra buscando flechar a criação de Deus – o plano de Satanás foi o de alcançar a primeira família da Terra porque sendo assim, as famílias que se sucederiam seriam alcançadas pela malignidade do engano. Vemos na Bíblia que Jesus chamou Satanás de “o pai da mentira” João 8:44


O Apóstolo Paulo também em 2 Coríntios 11:3 “ Temo por vocês. Tenho medo de que as suas mentes sejam desviadas do seu puro amor e lealdade para com Cristo. Foi isto o que aconteceu com Eva ao ser enganada pelo diabo – aquela astuta e esperta serpente” .


Sim Satanás usou aquela árvore do conhecimento do bem e do mal (a mente do homem) como instrumento seu para achar a vida deles.Lembremo-nos que Deus havia ordenado ao casal que não comessem daquela árvore específica. Leiamos Gênesis 2: 16-17.


a- Uma corrente maligna é formada: orgulho, engano, dúvida, desobediência, e morte. Sabemos de acordo com as escrituras que a serpente era esperta.
– leiamos Gênesis 3: 1-6 inteiro.


Satanás mentiu dizendo que justamente aquela árvore não era para que tivessem medo e ao contrário; desejo. Ao invés de morrerem como Deus havia dito, eles viveriam realmente e não dependeriam de Deus. Não precisariam de Deus para dirigir suas vidas – fariam tudo sozinhos, independentes de Deus e alcançariam tudo o que quisessem...quanto engano!


Daí então toda glória, honra e poder seriam deles mesmos. Satanás disse mais; que se Deus os amasse realmente Ele mesmo teria dito isto a eles...

Satanás primeiro lança a semente do orgulho e o desejo egoísta no coração desta primeira família e em seguida o engano para que esta família duvidasse de Deus, da Sua Palavra, do Seu Poder , e do Seu Amor e da Sua Autoridade... as dúvidas que começaram a ter os levaram para a desobediência e portanto ‘a morte.

Esta família desobedeceu e perdeu tudo!


Ao tentar encontrar uma vida independente de Deus o homem perde tudo.

Se formos voltar ao texto, a mentira que funcionou no Céu também funcionou na Terra.


Quando a mulher desobedeceu, entrou no julgamento de Deus como Deus havia avisado...Adão não foi enganado, mas decidiu pecar também...com isto ambos, daquela amada família de Deus entregaram-se ao domínio de Satanás.

Satanás, aquela serpente esperta agiu rapidinho... e o poder de domínio da Terra (autoridade) que estava na mão do primeiro homem e da primeira mulher foi tomado deles por Satanás naquela hora. Vemos aí o homem então sujeito ao domínio das trevas e da morte. Lemos que o Homem perdeu:
1- Relacionamento com Deus como filho amado,
2- Perdeu a sua cobertura divina e também a sua autoridade dada por Deus,
3- Perdeu a beleza da imagem de Deus em sua vida,
4- Perdeu o seu destino no propósito divino,
5- Perdeu a sua própria vida – em espírito, alma, e corpo.


O plano estava arruinado antes de começar... mas o que Satanás desconhecia era o grande amor que Deus tinha por aquela família... satanás pensava que enquanto ele governasse na Terra nunca mais a glória e o poder do filho de Deus iria reinar nos corações dos homens... que bom satanás desconhecer sobre a Graça de Deus! Ele desconhecia de até onde Deus chegaria para que esta situação fosse revertida... não sabia do plano de Deus de salvação e restauração para o homem... e assim sucedeu-se e estaremos estudando aqui nas próximas semanas...
Saiba amados leitores que se vocês também encontraram-se se ou ainda encontram-se em qualquer um dos itens acima saiba que tudo quanto Deus planejou para a humanidade na questão de restauração e salvação ainda é validado até hoje e isso porque você existe!

Deus quer que você volte a ter relacionamento com Ele,
Deus quer te dar cobertura divina, e a autoridade Dele em o nome de Jesus Cristo,
Deus quer te dar a beleza do caráter Dele para que viva,
Deus quer orientar você em todas as áreas da sua vida,
Ele, Deus, quer te dar Vida em espírito, alma e corpo...


Glória a Deus porque se você decidir hoje clamar a Deus em o nome do Seu filho Jesus Cristo, o Espírito Santo de Deus vai iluminar todo o teu Ser - lance todo o engano, dúvida, desobediência e tudo quanto leva para a morte aos pés de Jesus Cristo que está no Tono da Graça de Deus para que possamos desde já viver um novo céu e uma nova Terra mesmo estando vivendo em dezembro de 2011 neste planeta Terra.


Que Deus te abençoe, guarde e dê toda a Paz que Jesus Cristo pode dar – convide-o a um relacionamento mais íntimo com Ele.
Amém!

Adaptado Por Pra. Dináura de C. Assunção / Azes Gospel Motogrupo SP / Revista Atos Vol. 12 / março 1997– Como Jesus Edifica a sua igreja (por Dr. Robert Frost e Ralph Mahoney) – cap. 2 pg. 7-12”.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

QUEM É JESUS

Azes Gospel Motogrupo SP
Data: 01/12/2011 – dezembro Estudo 1


Estudo e Oração Semanal às quintas-feiras

QUEM É JESUS

Adaptado por Pra. Dináura de C. Assunção o texto da Revista Atos 1º trimestre de 1997 – Vol. 12 e N.1 pgs. 4, 5, 6

A- Desde o início da criação do homem, Deus tem procurado relacionar-se com as pessoas porque deseja ter uma família. É propósito de Deus que sejamos a família Dele.
Deus Pai deseja uma família de filhos e filhas e a maneira de Ele produzir esta família foi revelada ao próprio Apóstolo Paulo pelo próprio Deus.
Esta família só poderá ser perfeita através de Jesus Cristo.
E esta informação valiosa está em Éfesios:
1- Filhos Dele “Antes que o mundo fosse criado, Deus escolheu fazer de nós filhos Seus através de Jesus Cristo...” Éfesios 1:5
2- Unificados “Ele planejou que todas as coisas, no céu e na Terra, fossem unificados sob o Seu poder.” Éfesios 1:10
3- Um corpo “ Ele fez Cabeça da Igreja – que é o Corpo de Cristo... Éfesios 1:22-23
4- Um Povo
“ Neste Corpo, tanto os judeus como os não judeus tornaram-se um só povo... Pois através de Cristo, todos podem ter acesso ao Pai gratuitamente pelo mesmo Espírito” (Efésios 1:5,10, 22, 23, ; 2:14-16,18 simplificado). Ou ainda 2:14, 16 e 18
Em o novo testamento a palavra igreja é ecclesia. E, se remete a todos que foram “chamados para fora “ do mundo para tornarem-se família do nosso Pai celestial.

Somos introduzidos então na família e no Reino de Deus pelo Espírito Santo. É Ele quem nos batiza, e quem nos inicia na família de Deus.
Estaremos vendo no desenrolar deste texto a junção do maravilhoso mistério de Deus de como nos tornamos família, Reino e igreja do nosso Deus mesmo estando nós aqui na Terra.
B- O propósito de Deus revelado
1- Ciência e Filosofia ampliadas
Quer saber onde você encaixa-se na família de Deus Pai?
Muito além de onde nosso pensamento possa chegar, o propósito de Deus é celestial e não terreno e também espiritual e não carnal extrapolando todos nossos limites em todas as áreas que possamos conhecer. Nossas mentes humanas formatam nosso pensamento dentro de nossa lógica terrena e isto nos venda de tal maneira que por nós mesmos nós não conseguimos entender a mente de Deus e o propósito Dele para a nossa adoção (lembre-se Ele deseja que sejamos Seus filhos).
• Conforme o escrito da revista Atos,“O homem através de seus próprios esforços e capacidades, nunca conseguiria atingir um ponto suficientemente alto para tocar o Deus Altíssimo, e, nem o método “do bom senso” da ciência nem o método “da razão” da filosofia conseguem nos levar a Deus.”

2- O Espírito Santo de Deus quer encontrar em nós uma fé como a de uma criança.
Jesus Cristo em Mateus 11:25-26 simplificado nos diz “ Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra. Louvo-Te pois ocultaste estas coisas dos que são sábios e entendidos, mas as revelaste aos que são semelhantes ‘as criancinhas. Sim Pai, esta é a Tua vontade e o Teu caminho” (Mateus 11:25, 26 simplificado).
O que Jesus Cristo queria dizer orando assim?
Ele disse que o homem sozinho não conseguiria por si só descobrir a Deus. Deus pode revelar-se ao homem em seu amor, poder e sabedoria pelo Seu Espírito, através de Jesus Cristo.
Pela nossa força somente não conseguimos tocar o divino. Necessitamos da ajuda do Espírito Santo de Deus para que possamos começar a entender a mente Dele e isto depende da nossa submissão dos nossos espíritos de estarem ligados ao Espírito Santo de Deus numa fé baseada na simplicidade de uma criança.
Daí sim, a revelação de Deus para a nossa vida é manifesta e ‘a partir daí conseguimos começar a entender o que a Bíblia diz.
O Apóstolo Paulo em suas cartas conta-nos suas experiências pessoais: relata quando de perseguidor de Cristãos passa a ser perseguido, e conta-nos também o quanto era sábio na Ciência dos homens e depois no conhecimento da sabedoria de Deus. Ele tinha muita determinação e o que hoje os líderes de empresas chamam de Empowerment, poder decisório firme e forte da liderança aprimorado. Apesar de toda essa capacitação e preparo, o Apóstolo Paulo submeteu-se a Cristo de tal maneira como a que a Bíblia conta, como a de uma criancinha sedenta de aprender do Pai - e foi isto o que ele fez: foi aprender com o Pai sobre o Pai. Tendo o Espírito Santo de Deus como seu professor particular, teve sua mente expandida ao aprendizado celestial e por isto elevado além dos limites de sua mente limitada pelo tempo e do seu corpo limitado pela terra.
A revelação que o Apóstolo Paulo recebeu de Deus estava escondida no coração de Deus - Pai desde antes de o tempo começar. Deus deu ao Apóstolo Paulo revelação de propósito para outras épocas como também o incluiu nesta revelação(e a revelação nele)- ela veio do coração de Deus para o coração de Paulo. Depois de Deus ter se revelado para o Apóstolo Paulo, ele enxergava tudo de maneira diferente - ele via todas as coisas na terra e do tempo como sendo de propósito celestial e eterno de Deus. Sua transformação produziu resultados que vemos até nossos dias. Conforme em 2 Cor. 12:2-4 simplificado: “ Há quatorze anos atrás, fui arrebatado ao céu para uma visita. Não me perguntem se o meu corpo estava lá, ou se foi somente o meu espírito, pois eu não sei. Somente Deus pode responder isto. De qualquer forma, lá estava eu no Paraíso. E ouvi coisas tão maravilhosas que estão além da capacidade do homem de expressá-las com palavras...
Com certeza, o que Paulo viu, ele no seu tempo não conseguia expressar porque a visão era a de vanguarda do seu tempo – dizia que nada se comparava ‘as maravilhas celestiais.
Sendo assim, ele fazia uso de suas palavras para dizer do propósito de Deus para as nossas vidas aqui na Terra. Paulo tinha a plena confiança de que o Espírito Santo de Deus da mesma maneira que fazia com ele iria também revelar-se a todos de maneira que fosse entendido mediante a fé em Jesus Cristo. Está na Palavra que “Deus preparou coisas maravilhosas para aqueles que O amam – coisas que vão além do que o homem pode ver, ouvir, ou até mesmo imaginar. Além disso, Ele compartilhou conosco – através do Seu Espírito – o Seu segredo. Pois o Espírito perscruta e nos mostra os segredos do próprio coração de Deus. “ Por esta razão, Deus nos deu de fato o Seu Espírito... para que pudéssemos conhecer tudo o que Ele planejou para nós em Sua graça” (1Cor. 2: 9-12 simplificado).
Oremos pedindo revelação segundo Efésios 1:17 ”Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento, o espírito de sabedoria e de revelação”. Efésios 1:17.
C-Você, como membro integrante da família do Pai
Através da vida de Jesus Cristo, filho de Deus, e do grande amor que unia Deus Pai a seu filho Jesus Cristo, abriram-se os olhos de Paulo a fim de que entendesse o plano divino de Deus para diversas épocas da humanidade e eu e você fazemos parte deste plano divino.
1- Querendo expressar muito mais a beleza de Cristo, Deus desejou fazer isto através de uma família de muitos filhos e filhas sendo que cada um dos integrantes desta família divina tornar-se ia semelhante ao seu irmão mais velho; Jesus Cristo. Tanto na vida como em caráter – foi por isto que Deus criou o homem a imagem e semelhança de Cristo.

Paulo nos diz disto em Efésios 1: 4-5 parafraseado.“ Há muito tempo atrás – antes mesmo que Ele criasse o mundo, o nosso querido Pai celestial nos escolheu para que fôssemos Seus. Ele planejou fazer isto através do que Cristo faria por nós. O Pai então decidiu santificar-nos aos Seus olhos, deixando-nos totalmente imaculados. Ficaríamos diante Dele cobertos com o Seu amor. Sim, o plano imutável do nosso Pai sempre foi o de fazer-nos filhos Seus. Este sempre foi o desejo e deleite do Seu coração”

Desde o início, Deus conhecia quem escolheria amá-Lo. Ele decidiu então que estes se tornariam semelhantes ao Seu Filho. O desejo de Deus era que Seu Filho fosse o primeiro , de uma família de muitos filhos. (Romanos 8:29 simplificado).

Amados aqui, desde o início Deus já sabia da sua decisão: de amá-Lo ou rejeitá-lo mas ainda hoje, depois de 2 milênios Ele continua querendo que você faça a melhor escolha porque Ele o criou dotado de inteligência e você é capaz sim de compreender isto - hoje, Jesus Cristo continua ‘a porta do seu coração batendo para que você abra a porta e aceite o Seu Espírito Santo entrar e começar a revelar-se a você de maneira que possa entender as coisas celestiais sem reservas – deixe o Espírito Santo de Deus fazer morada em Seu coração porque você é casa da habitação de Deus aqui na Terra.
Se assim o fizer, ore comigo agora dizendo esta oração.
Ou se já algum dia fez esta oração e sente-se distante do conselho do Espírito Santo então é hora de reconciliação – reconcilie-se com Ele renovando seus votos em oração dizendo:
Espírito Santo de Deus, eu te convido para fazer morada em meu coração e digo que preciso da tua correção, conselho e instrução. Por isto te peço Senhor Jesus Cristo perdão dos meus pecados para que eu possa ser considerado Teu irmão na família de Deus Pai, nosso criador. Por isto Senhor Jesus Cristo eu te aceito como Senhor e Salvador da minha vida e em Teu nome Senhor Jesus Cristo, eu ‘a partir de agora já me considero Filho ou Filha de Deus Pai e em nome de Jesus Cristo o nosso Senhor. Amém e aleluia!

Glórias a Deus porque hoje, o Senhor Jesus Cristo reafirma a nossa presença no Reino dos Céus para que possamos continuar governando e reinando com Ele eternamente como seus irmãos e filhos de Deus Pai. Amém.

Pra. Dináura de Castro Assunção / Pra. Azes Gospel Motogrupo – SP
01/12/2011

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Você tem Sementes a Semear!

Você tem Sementes a Semear!

SEMEAR E COLHER NESTE MUNDO EM QUE VIVEMOS

Por Pra. Dináura de Castro Assunção/ Pra. Azes Gospel Motogrupo SP
www.azesgospel.com.br
Tema de estudo para o dia 24 de novembro de 2011 5ª feira ‘as 20h30 via http://www.livestream.com/azesgospel


Ouvi um pregador certo domingo à noite discorrer sobre o Plano Divino de Deus para estabelecer o Seu Reino.

Muitas considerações dele e da Palavra de Deus me fizeram ficar ruminando a Palavra de maneira a eu acordar à noite e ficar rememorando os apontamentos do Apóstolo do domingo.

O tema inicial foi o convite à leitura do livro de Gênesis.

TEMÁTICA = SEMEAR E COLHER

Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7b)

Jesus Cristo quer que tenhamos o caráter Dele – Ele nos dá coisas para gerenciarmos e para exercitarmos domínio.

Quando colocado no Paraíso, Deus deu uma ordem ao Homem:
"De toda árvore do jardim comereis, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comereis..." (Gênesis 2:16-17).

"... pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Se o Homem fosse desobediente receberia uma conseqüência do seu ato: a morte.
O Homem comendo do fruto proibido morreria.
Veja!
CAUSA X EFEITO

É a lei da semeadura e da colheita.
Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita.

Em nosso cotidiano :

- Se desobedecermos, receberemos correção;
- Se estudarmos, aprenderemos e tiraremos boas notas;
- Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados;
- Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão gentis e educados conosco. Em compensação, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda.

Em Oséias 8:7 Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros.

Lemos que aqueles que semeiam vento colhem tempestades. Parece brincadeira, não é mesmo? Como vamos semear ventos? Semeamos ventos através de palavras grosseiras, de desobediência, de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante atenção em tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e palavras.

O que você quer colher? Tempestades? Ou amor, paz, respeito, carinho, êxito, prosperidade? Então plante isso com palavras, gestos e pensamentos.

Um fariseu, doutor da lei, perguntou certa vez a Jesus qual era o grande mandamento da Lei. Jesus lhe respondeu que o primeiro grande mandamento é amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento. E o segundo, que vem ligado ao primeiro, é amar o próximo como a si mesmo (Mt 22:37-39).
O maior mandamento/ leia:
34 Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos;
35 e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou- o, dizendo:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Qual a relação dessa palavra com o semear e colher?

Simples: tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo, e ninguém gosta de fazer mal a si mesmo, não é verdade.
Assim, jamais farei algo a outra pessoa que não fizesse a mim mesmo.

Você quer ser amado? Ame.

Quer ser respeitado? Respeite.

Quer ser abençoado? Abençoe.

Quer ter paz? Viva em paz com todos.

Quer tirar boas notas? Estude.

Não esqueça. Tudo o que você quiser que os outros lhe façam, faça você primeiro, pois tudo aquilo que o homem semear, isso mesmo é o que ele colherá. Afinal, laranjeira não dá mamão, mangueira não dá abacaxi. O fruto é resultado da semente. Cuidado com o que você está semeando!
Portanto amados,

- A Palavra é a Semente
Marcos 4:26, 27 - "E dizia de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como"

Isto é uma lei espiritual e tudo funciona de acordo com esta lei: Semear para Colher.

Quando um agricultor lança uma semente na terra, ele não sabe como ela cresce, mas o facto é que a semente brota e dá fruto.

O seu espírito é o Campo e a Palavra de Deus é a Boa Semente.

Em Marcos 4.14 - "O que semeia, semeia a Palavra"

Semear no seu espírito a Palavra de Deus, vai colher um bom fruto.

Para colher um bom fruto terá de limpar o solo e arrancar as ervas daninhas, ou seja, terá de tirar do seu coração os problemas, ódios, guerrinhas, rancores, etc. que impedem a Palavra de Deus crescer no seu espírito e produzir frutos.

Por exemplo: Se um agricultor quiser colher ervilhas, terá de semear sementes de ervilhas num campo adequado.

Se quiser colher arroz, terá que semear arroz no solo próprio.

No Reino de Deus também funciona desta forma.

Portanto, se quizer colher saúde tem de encher o seu coração com versículos bíblicos que falem de Cura Divina.

Se quizer colher prosperidade terá de semear finanças no solo adequado que é na Obra de Deus.

Agora, poderá entender o que vou explicar, se compreendeu esta lei espiritual de semear para colher você saberá sempre o seu futuro porque com aquilo que encher o seu coração e falar com a sua boca isso colherá.

Para finalizar, proponho o seguinte: medite regularmente na Palavra de Deus, e fale as promessas de Deus para a sua vida.

O Grande Segredo de viver uma vida abundante em todas as áreas é semear a Palavra de Deus no seu coração

- Você tem Sementes a Semear!

Poderá, hoje mesmo, começar a praticar o que aprendeu meditando e semeando estes versículos:

• Salmo 103
Salmos 103
1 ¶ [Salmo de Davi] Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
3 Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
4 Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
5 Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
6 ¶ O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos.
7 Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.
8 Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.
9 Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.
10 Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.
11 Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.
12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
13 Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.
14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.
15 Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce.
16 Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.
17 Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;
18 Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.
19 ¶ O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
20 Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.
21 Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais o seu beneplácito.
22 Bendizei ao SENHOR, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio; bendize, ó minha alma, ao SENHOR



Isaías 53:04,05/

¶ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

-------------------------------------------------------------------------------

Isaías 54:17

17 Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.

-------------------------------------------------------------------------------
• Filipenses 4:19
19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
-------------------------------------------------------------------------------

• Malaquias 3:10
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes
------------------------------------------------------------------------
• Deuteronómio 28:8
8 O SENHOR mandará que a bênção {esteja}) contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.
-----------------------------------------------------------------------------
• Salmo 91: 10-11
10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
----------------------------------------------------------------------------
• Romanos 8:31
31 ¶ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

------------------------------------------------------------------------------


Que Deus os abençoe, guarde e lhes dê muita paz e segurança além da prosperidade em todas as áreas das vossas vidas.

Lembre-se! Você tem sementes a semear e, que tal começar agora?

Pra. Dináura Assunção / Azes Gospel Motogrupo SP (estudo do dia 24 de novembro de 2011)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Segredo de Calebe

O Segredo de Calebe
Postado em 17/11/11 por Pra. Dináura de C. Assunção / Azes Gospel Motogrupo SP
Referências:
Publicado em: 9/12/2005
Por: Jefferson Millen Cruz
Add Penha - Rio de Janeiro / RJ
jmillencruz@bol.com.br
Bíblia Virtual
Versão impressora


Qualidades de Calebe
Pr. Silas Malafaia – Culto da Vitória – 08/12/05

Essa palavra ministrada pelo Pr. Silas, vem nos mostrar algumas qualidades a respeito da vida de Calebe. Calebe, foi um dos 12 espias enviados por Moisés, para averiguar sobre a terra prometida. Nessa época, Calebe já era de 40 anos de idade, e foi quando houve essa promessa, que ele receberia uma parte da terra prometida. Por que Calebe, junto com Josué, foram os dois únicos que creram, que aquela terra seria deles, mesmo havendo gigantes e cidades fortificadas entre eles a promessa ( A terra prometida).

O Texto base foi Josué 14 do Versículo 6 á 14.
Vamos juntos, analisar algumas qualidades de vida de Calebe:
Qualidades:

1º Calebe guardou a Palavra do Senhor: Calebe, ouviu a Palavra do Senhor, com relação á promessa e a guardou em um lugar muito seguro, dentro do mais íntimo de seu coração, como quem guarda uma jóia preciosa em um cofre, foi assim que ele fez. Para quem guarda as palavras do Senhor em seu coração, para estes, muitas e ricas bênçãos estão separadas. Mas existem pessoas na igreja, que mal saem do culto e ao serem perguntadas sobre o que foi pregado, não sabem dizer, ou já se esqueceram. Sabe o por que disso? Porque foram ao culto preocupados com outras coisas, menos em adorar ao Senhor, menos em ouvir a palavra de Deus, e aí quando saem passam vergonha.
Tem 7 características da palavra de Deus:
- A Palavra de Deus é VERDADE
-A Palavra de Deus SANTIFICA
- A Palavra de Deus PROTEGE DO PECADO
- A Palavra de Deus PRODUZ FÉ
- A Palavra de Deus PRODUZ VIDA ETERNA
- A Palavra de Deus PROSPERA
- A Palavra de Deus É CORTANTE, PENETRANTE.

2º Calebe tinha discernimento espiritual: A pessoa que possui discernimento espiritual, não segue a qualquer pastor, não segue a qualquer vento de doutrina, não segue a pastor charlatão, que só quer extorquir dinheiro e tirar proveito das ovelhas pregando o que elas querem ouvir. A pessoa que tem esse discernimento, segue os homens de Deus, não participa de rebeliões, como quiseram fazer para destituir Moisés da posição em que ele se encontrava, não dava ouvidos a qualquer voz que vinha. Seja você sábio e saiba discernir aquilo que é joio do que é trigo e você com certeza vai ouvir a voz de Deus, falando ao seu coração. Não se deixe levar por aquilo que qualquer um fala, medite na palavra e veja se realmente é a voz do Senhor.

3º Calebe tinha Personalidade: Calebe, falava o que ele sentia, mesmo que a maioria estivesse contra ele, como aconteceu, quando foram relatar à Moisés, sobre a espionagem na terra prometida. Mesmo com os outros 10 espias falando que era impossível conquistar aquela terra, falando, que era impossível lutar contra os gigantes, falando que era impossível que Deus desse a terra.
Calebe e Josué, tiveram personalidade e mantiveram a sua palavra. Quem tem personalidade, tem AUTONOMIA em suas decisões. Não é uma pessoa indecisa, não é um camaleão, que vai junto da opinião das outras pessoas.

4º Calebe considerou as pessoas: Calebe, era uma pessoa que tinha mesmo Deus no coração, pois mesmo, o povo dele, mesmo os irmãos dele, discordando dele, na questão do relatório á Moisés, ele de forma alguma, falou mal, murmurou, ou amaldiçoou á eles, muito pelo contrário. Moisés continuou considerando-os como irmãos e povo do seu sangue. Tem muito crente por aí, que quando se converte, não consegue ganhar seus parentes para Jesus, por que passa a vê-los como inimigos. Ainda falam assim: “Não me misturo com eles, pois são um bando de gente incrédula e falsos”. Pelo amor de Deus meus irmãos, considere os seus, pois Cristo terá muito prazer em você, se assim você o fizer.

5º Calebe aprendeu a Depender de DEUS: Meu irmão, minha irmã, se você está vivo, louve o Seu nome, pois só o fato de você estar vivo, já te mostra que você depende de Deus, isso não é sua escolha, é vontade permissiva de Deus. Dependa completamente do Senhor, como o salmista fala no Salmo 104. TUDO que acontece, é por que DEUS assim permite, não cai um fio de cabelo da sua cabeça, sem que DEUS não saiba. Passe então a depender em tudo, em tudo mesmo, até nos por menores da sua vida e você vai ver que Deus se importa com você, até nos mínimos detalhes.

6º Calebe Confiava nas promessas de Deus: Mais uma coisa, aprendemos com Calebe, CONFIAR nas PROMESSAS de DEUS, para nossas vidas, mesmo passando 45 anos após a promessa feita, Calebe, não perdeu em nenhum a confiança em Deus. Se você hoje, quer que uma promessa em sua vida se cumpra, confie no Senhor, e em momento algum deixe de crer que o nosso DEUS é FIEL. Meu irmão e irmã, o que DEUS prometeu, ele vai cumprir. Não duvide de Deus, é pior e te afasta cada vez mais da sua Benção, da sua promessa. Tem muita gente na igreja que fala assim: “ É Deus tem uma promessa para mim, mas não sei não, ta demorando muito Pastor, será que vou receber”. Viu quanta dúvida essa pessoa colocou na promessa que recebeu do Senhor.

7º Calebe era um homem CHEIO de Esperança:
(Esperança = A confiante perseverança no futuro.)
Aprendemos com calebe, a sermos cheio de esperança. Temos que passar a agir assim: Não sei quando, não sei em que mês, não sei em que ano, não sei em quais circunstâncias, mas vai acontecer em NOME DE JESUS! A esperança é uma força motivadora da vida. Calebe nunca, perdeu a esperança que Deus iria cumprir as promessas para ele feito.

8º Calebe aprendeu a reivindicar na hora certa: Aprenda a reivindicar as suas promessas na hora certa, no momento certo, peça a Deus, que a promessa seja dada a você no tempo de Deus. Não seja, como o filho pródigo, que reivindicou a sua herança no momento errado, na hora errada, e como castigo disso tudo, quase terminou sua vida comendo o resto da comida dos porcos, saiba reivindicar sua benção no momento certo, para que sua benção, não se torne maldição.

9º Calebe não teve medo das ADVERSIDADES: Calebe não teve medo dos gigantes, das adversidades, dos problemas, do tempo, dos pessimismos, das angústias. Ele com confiança no Senhor, enfrentou a todos esse obstáculos, e superou todos eles. Calebe era muito corajoso. (CORAGEM = DOMÍNIO do medo / RESISTÊNCIA do medo / NÃO AUSÊNCIA do medo) Calebe sentia medo, mas com a ajuda do Senhor, ele resistia e dominava o medo. Ele teve medo dos gigantes, mas os enfrentou. Ele teve medo das cidades fortificadas, mas foi assim mesmo foi enfrentá-las.

Resultado das Qualidades
Bom, já vimos essas qualidades que Calebe tinha, e por ele possuir essas qualidades, ele obteve resultados, vamos ver então esses resultados.

1º Calebe, era um HOMEM RENOVADO.
Mesmo ele sendo um homem de 85 anos, ele ainda guardava dentro de si, a promessa que lhe foi feita, a certeza de que ele ia conquistar a terra que lhe tinha sido prometida. Deus o havia renovado, pois um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que pode ir lutar para conquistar terras. Um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que vai se deparar diante de gigantes e vencer a todos eles. Por Calebe ter tido essas qualidades, ele foi renovado pelo Senhor. Meu irmão acorda, tem crente na igreja com 40/ 50/ 60 anos, que só murmura, que só reclama, que vive falando que já está velho, que não tem mais vigor. Levanta essa sua cara de pau e vai fazer algo de útil para o Senhor. Com relação aos Jovens eu nem preciso falar nada. Vai fazer a obra do Senhor, até o dia em que Deus o chamar para Sua Glória. Em nome de Jesus, renove-se. Não perca o pique.

2º Calebe era um HOMEM ATUALIZADO.
Como diz no versículo 11. A força é a mesma, não ficou ultrapassado, era produtivo aos 85 anos de idade. Calebe estava pronto para a demanda do momento, esteja você pronto para a demanda, pois Deus quer te usar com a idade que você tem, para Deus não importa se você é uma criança ou uma pessoa de idade, ele vai te usar e portanto esteja pronto. Seja produtivo.

3º AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPRIRAM
Tem 3 pontos a serem destacados sobre as promessas de Deus, não só para a vida de calebe, como também para nossas vidas.
- Você NÃO vai MORRER, ANTES de TODAS as PROMESSAS de DEUS se cumprirem em SUA VIDA. ALELUIA!!!!!
- Até o que Deus prometeu, tem que ser conquistado. (V. 12). Calebe lutou contra os gigantes e os venceu. Sabe por que Deus faz assim? Para que você crie escalas de VALORES em sua vida, o que você ganha no mole, você não valoriza. Mas o que você luta para conquistar, você dá muito mais valor, pois você empenhou esforço, para conquistar.
- Assim que você receber essas promessas, assim que elas se manifestarem, você viverá, tempos de PAZ, tempos de FELICIDADE, tempos de PROSPERIDADE, tempos de ALEGRIA. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!!
Sabe qual era o segredo de Calebe para que tudo isso viesse acontecer na vida dele?
Vamos ver nos seguintes versículos:
( V.8) - ... PERSEVEREI ...
( V.9) - ... PERSEVERASTES ...
( V.14) - ... PERSEVERARA...
PERSEVERANÇA = MANTER-SE FIRME NÃO DESISTIR
OBEDECER Á DEUS CRER EM DEUS

Portanto meu querido irmão e minha querida irmã, mantenha, a promessa de Deus guardada dentro de seu coração, como se estivesse guardando um bem muito precioso, nunca desista dessa promessa, não dê bolas para as circunstâncias, pois elas só vem para te fazerem desistir do caminho de Deus.

Lembre-se, DEUS É DEUS, e Ele fará o impossível a seu favor, se necessário.

Amém!!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Anjo do Senhor te toca agora!

I- O Anjo do Senhor já toca o teu lado agora!
O Anjo do Senhor vai trazer luz hoje!

Reunião para oração e estudo semanal do Azes Gospel Motogrupo
http://www.azesgospel.com.br

É o poder de Deus...
II- Atos 12: 05 c e 07 c


5 ¶ Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
Oração incessante a Deus!
7 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.

Quais são as cadeias que precisam cair das tuas mãos nesta noite?
Peça para a igreja fazer contínua oração por você até que se derrubem todas as cadeias.

III -
2 ¶ Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;
(Cl 4,2)
8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
(1Tm 2,8)

IV- HOJE É NOITE DE CONSERTO!
Levante suas mãos!
Peçamos a Deus para purificar nossas mãos com o perdão de nossos pecados ...
Supere o ódio!
Supere o ressentimento!
Ore em todo o lugar!
Converse com Deus em todo o lugar!
Deus quer assim!
V- HOJE É TEMPO DE
RESTAURAÇÃO!

VI- Pergunto novamente:
Quais são as cadeias que precisam cair das tuas mãos nesta noite?

Atos 12: 05 c e 07 c

Substitua o nome próprio pelo seu ...

5 ¶ Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ...

VII - Oração incessante a Deus!

7 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
II- Atos 12: 07 c

ilharga
s. f.,
lado de um corpo entre a anca e as primeiras costelas;

IX- Quais são as cadeias que precisam cair das tuas mãos nesta noite?

Peça para a igreja fazer contínua oração por você até que se derrubem todas as cadeias e para que te resplandeça uma luz!

X- Uma luz que apareça bem no meio do teu conflito ... peça para Deus que o anjo do Senhor toque seu lado e te acorde para que você encontre a saída para o teu problema, para a tua dificuldade, para o teu desespero, para as tuas inquietações.

XI- HOJE É NOITE DE CONSERTO!
Levante suas mãos da maneira que estão mesmo!

Peça perdão a Deus para o perdão dos teus pecados...

Supere o ódio!

Supere o ressentimento!

Ore em todo o lugar!

Converse com Deus em todo o lugar!

Deus quer assim.

XII- Receba o óleo da unção para santificar tuas mãos nesta noite (aí onde está sentado)!

Agora sim :

Levante suas mãos puras!

Jesus Cristo ama você!

Adaptado por Pra. Dináura de Castro Assunção / Azes Gospel Motogrupo SP
10/11/2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

É agora o momento da providência de Deus !

É agora o momento da providência de Deus !

Êxoco 2: 23
“ E aconteceu depois de muitos destes dias, morrendo o rei do Egito, que os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão.”

Isto significa para nós, hoje, que quando passamos por tormentas e aflições da vida, é exatamente aí o tempo de Deus agir!
Por isso não desanime.

Se formos ao livro de Gênesis 37, leremos a história de José, filho de Israel:

Era mais amado de seu pai do que os demais irmãos porque nascera já na velhice de seu pai. Certa vez, José contou aos seus irmãos o sonho que teve( sonhou que estava no campo atando molhos de trigo e que seu molho se levantara e os de seus irmãos rodeavam e inclinavam ao molho de José – outro sonho foi que o sol, a lua e mais 11 estrelas se inclinavam a ele). Contou também o último sonho a seu pai que também o repreendeu. Estes sonhos já eram sinal da manifestação de Deus na vida de José.

Certo dia, mandado e enviado pelo pai aos seus irmãos que estavam no campo, estes o traíram jogando-o numa cova e logo em seguida o venderam a mercadores ismaelitas-foi vendido por vinte moedas de prata – depois mataram um cabrito, tingiram a túnica de José com sangue e mandaram entrega-la ao seu pai dizendo que uma fera o matara no campo. Muito tempo passou e nunca mais viram José...

José foi levado pelos mercadores ao Egito e daí foi também vendido como escravo para Potifar, eunuco de Faraó e capitão da guarda.

Em Gênesis 39:2 lemos: “ E o Senhor era com ele”

Potifar deixou tudo que tinha confiado a José... desde a administração de seus bens como os cuidados pessoais de sua família e criados apesar dele também ser criado mas com muitas e consideráveis regalias...

O Senhor abençoou aquele lugar por causa de José!

A mulher de Potifar, interessou-se por José ao ponto de querer que ele traísse seu patrão cometendo adultério com ela. E como José negou-se a isto pois temia a Deus, ela preparou emboscada para José a fim de vingar-se. Como ao fugir José deixou pedaço de sua roupa nas mãos da mulher de Potifar, esta chamou homens e guardas e disse que José queria violenta-la... e sabendo disto o seu patrão, Potifar mandou prender José e assim José foi para a prisão.

Mas diz a Bíblia que mesmo na cadeia, Deus estava com José – Gênesis 39:2

Na cadeia José ganha confiança e chega a ser chefe da disciplina. Começa a interpretar sonhos. O copeiro do rei que estava preso teve sonho e José interpretou dizendo que em três dias ele retomaria o seu cargo de copeiro e quando retomasse era pra ele dizer ao rei dele. O copeiro retoma o cargo e o Faraó começa a ter sonhos terríveis: sonhou que 7 vacas gordas subiam o rio e, depois, sete vacas magras comiam as outras... sonhou também com 7 espigas miúdas e sete espigas graúdas de trigo que brotavam após aquelas. O rei mandou chamar os advinhos que não souberam o significado destes sonhos até que o copeiro falou de José a Faraó.
José vai ao rei e interpreta os sonhos dizendo que haveria 7 anos de fartura (7 vacas gordas e 7 espigas graúdas dos sonhos)mas, sete anos de miséria e fome (7 vacas magras e 7 espigas miúdas dos sonhos). Faraó disse a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu serás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu(Gênesis 41:39-40. José era o segundo homem no grande império do Egito.

O rei gostava demais de José, que construiu silos de armazenagem de trigo durante os 7 anos de fartura. Quando chegaram os 7 anos de fome, o Egito tinha comida estocada, mas os demais povos não.Então os irmãos de José foram várias vezes comprar alimentos no Egito. Numa destas vezes, José os reconheceu e falou com eles pedindo que trouxessem seu pai e os demais irmãos ao Egito – houve um reencontro. Depois disso o povo Judeu foi para o Egito. E o rei gostava do povo judeu por causa de José – tinham as melhores coisas e os melhores empregos. O povo gostava (adorava) o rei do Egito.

Depois de muitos dias morreu o rei do Egito e “a casa caiu” – como acontece conosco quando nos vemos arruinados, fracassados, desfavorecidos, desprotegidos e até mesmo desempregados etc...”a casa cai!”

O rei que veio em seguida não gostava dos judeus. E, por conta disto, viraram escravos. Em Êxodo 2:23 lemos “ os filhos de Israel gemiam sob a servidão”

Êxodo significa retirada, saída.

E, por 430 anos ficaram escravos no Egito (o povo judeu).

Em Êxodo 2: 23 em diante lemos que depois da morte do rei do Egito, o povo, que gemia sob a servidão, clamou “ e o seu clamor subiu a Deus”

Sente-se escravo? Gemendo? Servindo sob servidão?

Clame a Deus ... faça seu clamor subir a Deus...

Sabe que Deus pode fazer com você como também ele fez a Moisés?

Buscou Moisés na sua lida, fê-lo subir ao monte e ali ficou com Moisés dentro de um arbusto (sarça) que ardia e não se consumia – deu ordem a mOisés para que fosse ao Egito onde já tinha sido príncipe e fugira por ter matado um egípcio por causa de um hebreu. Moisés vai com seu irmão Araão.Faraó não queria libertar o povo.

Deus envia 10 pragas sendo que a última mata todos primogênitos do Egito e inclusive o filho de Faraó que então deixa o povo ir embora: cerca de três milhões de pessoas. Acampado o povo em frente ao mar vermelho Faraó também manda perseguir os judeus – Deus abre caminho no meio do mar e o povo o atravessa a pés enxutos durante a noite toda – quando Faraó e seus soldados entram pelo mesmo caminho as águas se fecham e Faraó morre com todos seus cavalos e homens ( diz a Bíblia que no dia seguinte os cadáveres estavam na praia para que todos vissem).

Para que o povo de Deus visse a derrota dos seus inimigos.

E você? Encontra-se num beco sem saída?

Seja qual for o problema que te aflige saiba que Deus ouve as suas orações e as atende!!!

“ O Senhor Deus tem um caminho na tempestade e na tormenta (Na 1:3)

Atenção: não é antes, nem depois da tempestade e da tormenta, mas sim “em meio” a tempestade...

Se você passa agora por esse momento de grande tormenta e aflição, saiba que é agora o momento da ação de Deus!

É nesse momento que Deus aguarda você orar a ele com clamor ... para que ouvindo você conversar com ele , ele possa responder com ação, atitude e poder em sua vida!

Deus quer revelar-se a você, quer agir em seu favor mas aguarda você iniciar o diálogo.

Afinal, só respondemos a alguém se essa pessoa conversa conosco não é assim?

É agora o momento da providência de Deus para a sua vida, sabe o por que?

Porque para Deus nada é impossível! (Lucas 1:37).

Lemos em Salmos 37:5 “Entrega o teu caminho ao Senhor,confia Nele, e Ele tudo fará”

Nesta passagem que lemos de Êxodo 2:23, aprendemos que não podemos confiar no homem (neste caso, o rei do Egito) - ‘as vezes confiamos demais em pessoas da nossa volta e nada acontece de fato...além de decepções...o Egito, para nós cristãos, simboliza lugar de aflições, decepções, escravidão... situações difíceis e becos sem saídas que muitas vezes nos achamos... são lugares de ação do diabo em nossa vida ou até mesmo de lugares onde o nosso “eu” predomina sem a dependência de Deus...

Enquanto aquele povo adorava o rei do Egito... parecia que nada lhes faltava... até que veio a morte do rei do Egito - aquele tempo cessou e chegaram tempos de agonia , sofrimento e infortúnio e escravidão ... ainda morto o rei do Egito e aquele povo permanecia escravo ... leram?

Logo depois lemos que Moisés voltou-se para Deus ... e quando o povo começou a confiar em Deus e clamar a ele Deus agiu em favor do povo aniquilando Faraó... Deus derrotou os inimigos do povo judeu e os acompanhou pelos caminhos.

Salmos 46:1 “ Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

Jesus Cristo já stá abençoando a sua vida agora ... se você sentia-se com o coração endurecido, ou até mesmo revoltado com Deus, Jesus Cristo agora quer agir a seu favor mas primeiro você precisa conversar com ele - inicie um diálogo aberto com Jesus Cristo.

Apocalipse 3:20 “ Eis que estou ‘a porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.

A porta é o seu coração – Ele quer entrar e morar em você na pessoa do seu Espírito Santo.

Se você quer realmente mudar o rumo da sua vida oremos para que Ele possa ouvir essa oração bem curtinha:

Senhor Deus e Pai, eu te aceito para que possa tomar conta da minha vida, para que eu clame a ti e tu me respondas realmente. Ensina-me as coisas que ainda não sei e principalmente para que eu possa ouvir a tua voz - entra no meu coração e faça a tua morada e que eu retenha teus ensinos em minha mente d os guarde em meu coração. Eu te aceito agora como Senhor e Salvador da minha vida - eu em teu nome repreendo doenças, e infortúnios de ação maligna em minha vida e na minha família declarando que na tua dependência eu tenho direito a toda sorte de bênçãos. Me ajude Senhor Deus a seguir os teus passos e a dirigir a minha vida conforme a tua vontade... em nome do Senhor Jesus Cristo , teu Filho amado é que eu oro agora. Amém Senhor!

Tenha certeza queridos que os anjos dos céus estão em festa e siga alegremente nesta novidade de vida que vai usufruir ‘a partir de agora - tenho certeza de que Deus nesta hora também abre um caminho no qual você vai passar a pés enxutos se ainda está acampado frente ao mar de aflições como quando aquele povo tão escravizado se encontrava no Mar Vermelho – que o Deus do impossível comece uma ação milagrosa em sua vida agora!

Aleluia!
Rompa em fé!!!

Adaptação por Pra. Dináura de Castro Assunção (revista renovação de fé artigo pg 21).

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Deus Tem Uma Missão Para Você!

DEUS TEM UMA MISSÃO PARA VOCÊ
Esdras 8.21-31
Azes Gospel Motogrupo SP – Estudo dia 27/10/11

Tema Específico: A confiança em Deus é a nossa vitória.

QUEM DE FATO CONFIA EM DEUS TERÁ SUCESSO NA SUA MISSÃO

Esdras tinha uma missão: conduzir cerca de 4.000 homens (fora mulheres, crianças e idosos) de volta a Jerusalém numa viagem muito perigosa, pois, eles estavam levando os utensílios do templo de Salomão, ouro, prata e outros bens e não estavam armados nem preparados para se defender, caso fossem assaltados por uma das gigantescas quadrilhas que agiam na rota das caravanas.

Mas, Esdras, de fato, confiava em Deus e podemos ver isso em três MOMENTOS:

1. QUANDO TESTEMUNHOU PERANTE O REI
"A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam" - vs 22b.

Ele confiou em Deus e não teve medo do rei.
Testemunhou sobre a bondade de Deus, mas, testemunhou, também, sobre o juízo divino.
Quem, de fato, confia em Deus FALA DE JESUS a todos, não importa se é a um bêbado na esquina, ao seu chefe ou às maiores autoridades.

O testemunho é uma das mais poderosas ferramentas que Deus usa para converter e restaurar vidas.
Fomos chamados por Jesus para sermos suas testemunhas.
Se você confia em Deus, testemunhe de Jesus!

2. QUANDO MANTEVE A COERÊNCIA DO SEU TESTEMUNHO
"Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é..." - 22a.
A lógica de Esdras era simples: Se eu disse ao rei que a mão de Deus é sobre a minha vida e do meu povo, agora não tem como pedir ao rei escolta de soldados. Ele vai rir da minha cara. Prefiro correr o risco de um assalto violento do que entrar em contradição.
Quem, de fato, confia em Deus, mantém a coerência do seu testemunho, mesmo que corra riscos.
Se fala uma coisa, procura viver o que fala, custe o que custar.

Quantos líderes falam uma coisa e praticam outra, não é mesmo?
Por que será que fazem isso?
Porque não confiam em Deus.
Se você confia em Deus, mantenha a coerência do seu testemunho.

3. QUANDO TEVE CORAGEM PARA DAR UMA PARADA
"Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para todos os nossos bens" - vs 21.

Esdras tinha certeza da presença de Deus em sua vida, mas, e quanto ao seu povo? Ele precisava também ter esta certeza; por isso mandou a caravana ficar parada às margens do rio, proclamou um jejum para que o povo se humilhasse e orasse. Não daria mais um único passo sem essa certeza.

Quantas coisas que estão afundando poderiam ser restauradas se as pessoas tivessem a coragem de parar a "caravana de suas vidas" para jejuar, se humilhar e buscar a presença de Deus, não é mesmo?

O ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir, mas, que poderá fazer o ladrão se Deus estiver em nosso casamento, família, empresa, emprego, carreira? Se você confia em Deus, não dê um passo em sua vida sem antes jejuar para se humilhar e buscar a presença de Deus.

CONCLUSÃO:
Ao testemunhar perante o rei, manter sua coerência e ter coragem para dar uma parada para se humilhar perante Deus, Esdras prova que, de fato, era um homem que confiava em Deus.

E você?

É capaz agora de entender a maneira de como deverá praticar a confiança em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus que habita em você?

Entenda a sua missão, e agradeça a Deus porque ele a confiou e peça ao Pai sabedoria para cumprir tal missão... afinal você é embaixador de Cristo aqui na Terra.

Aleluia! Que Deus te abençoe hoje e sempre.

--------------------------------------------------------------------
Adaptação por Pra. Dináura de Castro Assunção/ Pra. Azes Gospel Motogrupo SP

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Raízes de Rejeição e Liberação de Perdão

Raízes de Rejeição x Liberação de Perdâo

Estudo semanal e oração na data de 20/10/11 - Azes Gospel Motogrupo SP

O homem sente necessidade fundamental de ser amado...

Quando sente-se rejeitado , o homem pode ser destruído.

Existe graus diferentes de rejeição.

Arranque suas raízes de rejeição por Cristo e em Cristo.

Através da cruz de Cristo podemos ser regenerados, restaurados e curados.

Trasnforme suas rejeições ao longo da vida em instrumentos que reflitam o caráter de Cristo em nós.
Isaías 53: 2-3 “Ele foi rejeitado...”

Qual é a saída para a rejeição?
Apropie-se do amor de Deus.
Rejeição x suas fontes:
a- Eu mesmo,
b- A família, (crítica indevida, falta de comunicação do amor)
c- A sociedade,(qqr diferença tende a gerar rejeição)


Sintomas da Rejeição:
1- Imaturidade Emocional,(crescimento emocional interrompido)
2- Amor “aspirador” qd vc suga a quem ama sem com tudo nunca se satisfazer. O relacionamento torna-se asfixiante, gerando afastamento.
3- Busca exagerada de tudo: fama, conhecimento, auto-gratificação (comida, sexo, etc...)
4- Auto-imagem negativa levando para a rejeição
Ex.:
- comparações, (aparência física, família, status, etc...)
- inferioridade, (não sei fazer nada, sou um fracasso...)
Ex.: Os espiões de Canaã
Números 13 e 14 (leia em sua Bíblia)
5- Relacionamentos Superficiais:
- com os outros: incapaz de receber e expressar amor.
- com Deus: a rejeição mina a fé, e substitui o amor a Deus pelo ativismo.

PERDÃO

Perdão não é sentimento e sim, decisão da vontade...
É um ato de obediência a Deus...vc decide perdoar...
O Perdão traz para a nossa alma cura e restauração...
Isaías 43:25
Andar em perdão é andar em vitória!
Quando vc perdoa significa que vc controla as suas emoções...vc as conquista...
Lucas 6: 37-38
Mateus 18:37
Perdoar é libertar o opressor e deixá-lo ir!!!
- Quando perdoamos, abrimos caminho para Deus nos perdoar... ver sobre Estevão em Atos 7: 59-60
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

*Jesus em Lucas 23:34
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

SINTOMAS DA FALTA DE PERDÃ
1- Magoado mesmo (sentimento de culpa, inferioridade, auto-compaixão, auto-depreciação, auto-punição, etc...).
2- Magoado com os outros (ressentimento, raiva, vingança, ódio, indiferença, crítica, tec...).
3- Magoado com Deus (dúvidas, questionamentos,incredulidade, rebelião, etc...).
Prevenção contra esses sintomas:
Permaneça continuamente em espírito de perdão...
- libere perdão diante da menor ferida,
- perdoar a si próprio, aos outros e a Deus...
Exemplos que libertaram seus opressores:
Jacó: Gen. 33:1-4
Gênesis 33
E levantou Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas.
E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros.
E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.
Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.

José: Gen. 50:15-21
Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.
Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:
Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?
Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.

(acima , a importância do contato físico e visual do perdão)

APLICAÇÃO PRÁTICA:
- LISTE SEUS OFENSORES E SUAS FERIDAS EMOCIONAIS,
- LIBERE PERDÃO PARA CADA UM INDIVIDUAMENTE,
- ORE POR CADA OFENSOR, SINCERAMENTE,
- ECLESIASTES 10:4
Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar, porque a submissão é um remédio que aplaca grandes ofensas.

- MATEUS 5:23-24-25
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

- MATEUS 6:14-15
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

Deus na Pessoa de Jesus Cristo, removerá todo lixo emocional acumulado afim de que a paz de Deus inunde todo teu ser...aleluia!


Adaptação por Pra. Dináura de Castro Assunção / Pra. Azes Gospel Motogrupo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

RESTAURAÇÃO DA VONTADE

RESTAURAÇÃO DA VONTADE

Estudo semanal Azes Gospel Motogrupo 13 /10/11
Adaptação por Pra. Dináura de Castro Assunção

Que o Senhor restaure a nossa vontade!

Deus respeita nossa vontade própria!

A importância da capacidade de escolher:

Salmos 25:12
Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher
Salmos 119:30
Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

Nossa emoção mostra como sentimos,
Nossa mente diz o que pensamos,
Nossa vontade comunica o que queremos! (W. Nee)

A restauração de nossas emoções e pensamentos dependem de nossa vontade somente.

Em Lucas 22:4 ...
E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria
Jesus Cristo define bem:não revela a ausência da vontade própria mas a disposição de abrir mão da sua vontade , a favor da vontade do Pai.

Temos feito isso?
- Temos agido desta maneira?

Deus não nos despersonaliza e sim respeita a nossa vontade, individualidade, e nossas características pessoais...Deus não nos quer volúveis, indo a favor dos acontecimentos e que deixemos a vida nos levar...Ele nos quer determinados, firmes, com foco, metas, e munidos de forças para novas conquistas!

Quer saber se está com sintomas de passividade?

- Inércia, incapacidade de tomar decisões, incapacidade de realizar tarefas até o fim, preguiça e sem domínio sobre suas emoções e pensamentos...

Quer se libertar disso?

Liberte-se da sua vontade!!!
1- Compare o que anda fazendo com as verdades de Deus:
Romanos 12:01
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2- Ative a sua vontade!
Agora é o seu ponto de partida... estabeleça pelo menos um alvo e em seguida alvos crescentes,

3- Responda à vontade de Deus!
Lembre-se de : Paulo, Samuel, Josué, e tantos outros,

4- Permita-se a correr riscos! Não tenha medo de errar e qdo isso acontecer, aprenda com eles,
Não se deixe dominar com nada que não venha de Deus para dominar a sua vontade!
Lucas 15: 18-19
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.


A DECISÃO: LEVANTAR-ME-EI!!!
===========================

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Prisão das Mágoas - Liberte-se de toda Raiz de Amargura

A PRISÃO DAS MÁGOAS

Reunião Azes Gospel Motogrupo em 06 de Outubro de 2011

Adaptação por Pra. Dináura de C. Assunção

A prisão das mágoas fazem-nos muito infelizes:

- prendem-nos a quem nos feriu e à amargura da ferida,
- criam resistência ao amor,

Trate suas feridas emocionais porque do contrário transformar-se-ão em mágoas.

Solução: exponha ao poder libertador de Jesus Cristo as mágoas do passado... e aprenda a viver liberto.

Raízes de Amargura é semelhante a amargura: qd cai aparenta dano mas por dentro apodrece.

Sinais para sabermos se estamos apodrecendo: negativismo, silêncios vingativos, respostas ríspidas, isolamento e agressões.

“sempre que alimentar lembranças desagradáveis estará nutrindo amargura em você“
Hebreus 12:15

Tendo cuidado de que ninguém se prive da Graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:15
Solução? O perdão.

Não deixe Satanás transformar feridas em amarguras... atrapalhe o plano dele... II Coríntios 2: 7-11

"De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.

Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.

E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo.
E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;

Porque não ignoramos os seus ardis."

MANIFESTAÇÕES DA AMARGURA:

1- pela fala: críticas, negativista,
2- pelas atitudes: rispidez, vingança, agressividade, etc...
3- enfermidades físicas: somatização

Em Provérbios encontramos que a Palavra de Deus é saúde para o corpo:

Prov. 4:20-22
Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.

Prov. 16: 24
"As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos."

Prov. 17:22
"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos."

CONSEQUÊNCIAS DA AMARGURA:
1- Isolamento para não ferir-se novamente,
2- Desconfiança generalizada,
3- Quebra de relacionamentos,
4- Cegueira espiritual

I João 2:9-11
“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.”

A cegueira espiritual nos impede de enxergarmos com clareza... a voz de Deus fica distante de nós...(surdez espiritual).

5- Insensibilidade,
6- Auto-compaixão,
7- Imaturidade emocional.

Que Jesus Cristo restaure todas as áreas da sua vida que aprisionam você... liberte-se hoje de todas as mágoas e de toda raiz de amargura - Nele você já é mais que vencedor, livre, alegre e muito mais feliz!

Paz e bem,

Pra. Dináura de C. Assunção / Pra. Azes Gospel Motogrupo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O TEMPO DE DEUS

O TEMPO DE DEUS

Adaptado por Márcia Galha - Evangelista do Azes Gospel Motogrupo em Chicago.

data: 29 de setembro de 2011 - estudo e oração (reunião semanal Azes Gospel Motogrupo).

Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante, como se estivesse indiferente às nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender.

Com certeza você ja se perguntou por que demora tanto pra eu receber a minha benção? Será que nunca vai chegar a minha vez?

“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido para não poder ouvir.” Is 59:1

Deus não tem pressa, Ele é o dono do tempo.
Ele é perfeito em tudo o que faz.
Mesmo que pareça demorado , Ele tem o melhor, a Seu tempo, para cada um de nós.

“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” Mt 7: 11

Na bíblia há vários exemplos de como o tempo de Deus é diferente do nosso.

Deus prometeu a Abraão que ele teria 1 filho. Abraão orou por muitos anos mais depois dessa promessa ate seu filho Isaque nascer.

“Então o levou para fora e disse: Olha agora para o céu e conta as estrelas se as pode contar; e acrescentou-lhe: Assim sera a tua descendência. E creu Abrão no Senhor e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.” Gen 15: 5-6

Isaque, o filho de Abraão, tambem não tinha filhos e orou por isso durante 20 anos.
“E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações e Rebeca sua mulher concebeu.” Gen 25:21

Jesus foi avisado de que seu amigo Lázaro estava muito doente, à morte. Mas ao inves de ir correndo vê-lo, Jesus ainda ficou 2 dias no lugar aonde estava. Por que Ele fez isso?

“E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” Jo 11:4

Há quanto tempo você esta orando por sua benção?
Tempo demais?

Está pensando em desistir?

Saiba que essa espera pode ser aproveitada como um grande aprendizado.

Não murmure (o povo de Israel atrasou em 40 anos o recebimento de sua benção, que era entrar na terra prometida, por conta das murmurações).

Tire o foco do seu problema, amplie seus horizontes.
Olhe ao redor, reorganize suas prioridades.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mt 6:34

Toda decisão fora do tempo de Deus deixa dúvidas, embaraços, questionamentos.

As coisas parecem que não se encaixam, parece que só se tornarão realidade forçando a barra, à muque.

Quando for o tempo de Deus, as coisas fluirão em harmonia.

Obedeça a Deus.

Ele quer a sua total dependência Dele.

A certeza que precisamos ter não é de QUANDO vamos receber a benção mas de que IREMOS RECEBÊ-LA!

As promessas irão se cumprir no tempo que Ele estabeleceu.

Temos que confiar e esperar…….“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Lc 1:37

Existe um tempo determinado por Deus para que as vitórias e bençãos do Senhor nos alcancem.

O segredo é saber aceitar e apreciar o tempo de Deus.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Eclesiastes 3:1-8


Fontes:
Vocecomdeus.com
Estudos cristãos


http://www.azesgospel.com.br

http://www.livestream.com/azesgospel

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Admoestações no Deserto

ADMOESTAÇÕES NO DESERTO
Que filho há a quem o pai não corrija?

Adaptação por Pra. Dináura de Castro Assunção/ internet

22/09/2011 Azes Gospel Motogrupo – estudo semanal

Texto. Deuteronômio t.8:1-20

Introdução
A CAMINHADA DO POVO DE DEUS NO DESERTO; hoje estudaremos AS ADMOESTAÇÕES NO DESERTO. Quem de nós, que somos pais nunca repreendeu filhos? Assim também age Deus com quem ele ama. Admoestar quer dizer: repreender, aconselhar, advertir com brandura, amor e autoridade.

I- ENVOLVE DISCIPLINA
1- É uma prova de fidelidade
Deuteronômio 8:v.2; E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

Tiago1:2-4 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

2- Incentiva a dependência
Deteuronômio 8:v.3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.

Jô.15:5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

3- Visa a educação
Deuteronômio 8:v.5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.

Dt.32:6 Recompensais assim ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?

Hebreus.12:5-11 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;

Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

II- TRAZ RECOMENDAÇÃO
1- Para evitar a desobediência
Deteuronômio 8:v.11 Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;

Dt.32:12-15
Assim só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.

2- Para evitar o orgulho
Deuteronômio 8:v.17 E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.

I Coríntios.4:7 Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?

João.3:27 João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.

3- Para evitar o esquecimento
Deuteronômio:8v.19 Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.

Deuteronômio.6:12 Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

Salmos103:2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

III- PRUDUZ BENEFÍCIOS
1- Deus cumpre suas promessas
Deuteronômio 8:7
Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;

Deuteronômio.11:10-12 Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.
Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;
Terra de que o SENHOR teu Deus tem cuidado; os olhos do SENHOR teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.

2- Deus abençoa com fartura
Deuteronômio.8:8,9; Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.

Deuteronômio 6:11,12 E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

3- Deus dá força para viver
Deuteronômio 8:v.17,18; E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.

Provérbios 10:22; A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.

Atos 17:25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

4- Bênçãos abrangentes:

A- Benção da vida
Salmos119:93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.

B- Benção do crescimento
Deuteronômio 6:1-13; Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.

Gênesis 15:5 Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

C- Benção da vitória
Juízes.1:7,8; Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.
E os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e tomando-a, feriram-na ao fio da espada; e puseram fogo na cidade.

Salmos.1:1-6 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Conclusão
E, síntese, o povo de Deus é um povo que cumpre os mandamentos do Senhor, se submetem às disciplinas do Senhor e experimenta os benefícios do Senhor. Temos sido um povo assim?

Deteuronômio 8:1-20

Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.
E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.
Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao SENHOR teu Deus pela boa terra que te deu.
Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;
Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,
E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,
Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;
Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;
Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;
E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.
Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.
Como as nações que o SENHOR destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do SENHOR vosso Deus.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Torna-te padrão dos fiéis"

"Torna-te Padrão dos Fiéis"

Estudo Textual: adaptação por Pra. Dináura de Castro Assunção

1 Timóteo 4:1-16 / Primeira das cartas pastorais, escrita a Timóteo discípulo e companheiro fiel de Paulo.

Carta esta escrita depois que Paulo foi libertado de sua primeira prisão.
Depois disso não sabemos ao certo os movimentos de Paulo, mas temos pistas de que foi a Espanha, Mileto e Colossos, e daí à Éfeso, onde deixou Timóteo encarregado da igreja que estava cheia de problemas com relação a falsos ensinamentos – dali foi para Trôade,e dali rumo à Macedônia onde chegando lá escreveu para Timóteo ensinando-o e encorajando-o sobre seus deveres.

Isso porque Timóteo era jovem, sensível e retraído sem ainda afirmar sua autoridade.
Este estudo diz das qualidades e dos deveres dos ministros cristãos e seus relacionamentos com a igreja, lar e o mundo.

ALGUNS SE AFASTARÃO DA FÉ (4:1-5). Leia em sua Bíblia...

QUANDO O APÓSTOLO PAULO PARTIU DA ÁSIA PELA ÚLTIMA VEZ, ELE SEVERAMENTE AVISOU OS PRESBÍTEROS DE ÉFESO (ERA A MAIOR CIDADE DA COSTA OESTE DA ÁSIA MENOR. NO FINAL DO PRIMEIRO SÉCULO D.C. ERA A QUARTA MAIOR CIDADE DO IMPÉRIO ROMANO. OS ROMANOS FIZERAM DE ÉFESO O CENTRO ADMINISTRATIVO DA PROVÍNCIA DA ÁSIA. NA METADE DO PRIMEIRO SÉCULO D.C., PAULO TRABALHOU EM ÉFESO POR DIVERSOS ANOS)

Alerta sobre "lobos vorazes" e "homens falando coisas pervertidas" que se levantariam no meio deles (veja Atos 20:17, 29-30).

Na sua carta enviada a Timóteo em Éfeso (veja 1:3), Paulo novamente avisa pelo Espírito que "alguns apostatarão da fé" (4:1). Este desvio da fé seria o resultado de obediência a "espíritos enganadores e a ensinos de demônios" (4:1).

Pessoas encantadas pelas mentiras de falsa doutrina agem contra a sua própria consciência (4:2; veja Romanos 2:14-16) e fazem coisas que os "que conhecem plenamente a verdade" jamais devem fazer (4:3-5; veja os avisos em 2 Tessalonicenses 2:9-12 e 1 João 4:1).

"Ordena e ensina estas coisas" (4:6-11).
Para que as pessoas não caiam no erro, é necessário que homens fiéis como Timóteo ensinem cada vez mais "as palavras da fé e da boa doutrina" que eles mesmos praticam (4:6) e que rejeitem as "fábulas profanas" que são as tradições de homens tolos (4:7; veja 1:4).

O ensinamento da verdade dará aos homens o que é necessário para a prática espiritual. Assim como é necessário o exercício físico para manter o corpo em boa forma, também é necessário exercitar a alma "na piedade" (4:7).

Este exercício espiritual é mais proveitoso do que o físico, pois prepara pessoas para terem a força de lutar e se esforçar na esperança da salvação (4:9-10). Jesus morreu para salvar a todos, conforme a vontade de Deus (veja 2:3-6). Porém, a esperança desta salvação é somente para os fiéis (4:10). Muitos se desviam e perdem a salvação porque não se exercitam na prática da verdade, e assim estão fracos e facilmente enganados quando a falsa doutrina surge (veja Gálatas 1:6-7; Efésios 4:11-14; Hebreus 5:12-14; etc.).

"Torna-te padrão dos fiéis" (4:12-16). Paulo não queria que a juventude de Timóteo impedisse a sua eficácia como pregador da palavra de Deus. Afinal, o que faz de um servo de Cristo um bom ministro não é a sua idade ou formação teológica, e sim a sua fidelidade para com a palavra a ele conferida (4:12-13, 16; veja 1 Coríntios 4:1-4). O servo de Cristo precisa se dedicar diligentemente para mostrar o "padrão" da vida cristã na sua própria vida (4:12) e para exortar e ensinar a outros (4:13-15). Sem dar o esforço necessário para estudar e viver verdadeiramente a palavra do Senhor, muitos que se chamam "ministros" de Deus levam pessoas à destruição eterna (veja Mateus 15:12-14; 23:13-28). O resultado, porém, da prática e do ensino fiel da doutrina de Cristo é a salvação de todos que a obedecem (4:16).

Parte deste estudo foi retirado da internet: http://www.estudosdabiblia.net/tim6.htm

Parte deste estudo foi adaptada do livro: ÄTRAVÉS DA BÍBLIA” MYER PEARLMAN / Vida Acadêmica, maio, 2006

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estudo sobre o Olfato - 08/09/2011

Estudo: Órgãos dos sentidos: Olfato (08/09/2011)
Adaptação por Pra. Dináura de C. Assunção / Motogrupo Azes Gospel

1 Cor 10.1-6;11

A linguagem simbólica, na Bíblia, tem a função didática: é utilizada para tornar mais claro o significado de uma expressão. Através de coisas materiais, do nosso cotidiano, podemos conhecer, em figuras, verdades espirituais mais profundas. A Bíblia emprega uma linguagem simbólica, muitas vezes, para apresentar a si mesma, para que, por meios dos símbolos, possamos conhecer melhor o efeito da leitura do texto sagrado, em nossas vidas.

a) Espelho
Um destes símbolos é apresentado pelo apóstolo Tiago: “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tg 1.23,24).

Tiago esta querendo nos apresentar o poder revelador da Palavra de Deus. Ele queria nos mostrar como a Bíblia é eficaz em mostrar quem somos, e como estamos, a fim de que possamos buscar um aperfeiçoamento, através da correção dos nossos atos e atitudes, conforme a orientação bíblica. Por esta razão, compara a Bíblia a um espelho.

A utilidade do espelho
Pensemos na utilidade de um espelho, e o quanto ele faz parte da nossa vida. Levantamos pela manhã e quem é a primeira imagem que procuramos? O espelho! Ou melhor, a nossa imagem refletida no espelho. Imagine um adolescente, em cuja face começam a sair espinhas. Quantas vezes, por dia, ele olha-se no espelho? E a mocinha arrumando-se para encontrar-se com o namorado? E a irmã aprontando-se para uma festa de casamento? E o senhor, cuja cabeça começa a branquear e as rugas começam a aparecer? Quantas vezes por dia, ou por hora, eles consultam o espelho?

Como podemos avaliar a nossa aparência, sem o espelho? Como saberemos se estamos adequadamente vestidos, ou se a roupa está combinando com os acessórios? De que maneira poderemos verificar se estamos bem penteados ou se o cabelo está bem dividido ou a gravata não está torta? Como podemos identificar se limpamos completamente o rosto ou se não ficou algo sujo na boca, no rosto ou nos dentes, se não consultarmos o espelho?

E como que regularidade o consultamos? Será que uma rápida olhada no espelho, só de passagem, para uma consulta ligeira, uma vez por semana, é suficiente? Se nos olhamos demoradamente pela manhã, ao nos vestirmos, isso já será suficiente pelo resto do dia? Ou nos miramos no espelho todas as vezes que achamos que algo está fora de lugar? Quem resiste ao apelo de uma verificação do seu visual, sempre que se depara com um espelho?

O uso do “espelho” espiritual
Precisamos, de igual modo, de avaliarmos a nossa “aparência espiritual” constantemente, através da Bíblia Sagrada. Uma olhada rápida no texto áureo da lição dominical não é suficiente; somente a leitura “oficial” que fazemos nos cultos, também não. Sendo a Bíblia um espelho, e tendo, cada um de nós, a necessidade de verificar a nossa situação, para corrigirmos os nossos “desvios de rota”, precisamos consultar o nosso “espelho divino” diariamente, constantemente.

Somente através desta leitura cotidiana da Bíblia e da aplicação diária de suas verdades em nossas vidas poderemos identificar as nossas falhas e debilidades e, assim, buscar a ajuda do Senhor para corrigirmos a nossa atitude diante dele. Sem isto, vamos viver sem saber se estamos agradando a Deus, ou se o desagradamos.

b) Alimento
O profeta Jeremias faz uma declaração simbólica a respeito da Palavra de Deus, dizendo: “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos” (Jr 15.16). Há um símbolo semelhante no livro do Apocalipse, quando o anjo dá um livro ao apóstolo e ele o come, e é doce à sua boca, mas torna-se amargo no ventre (Ap 10.8-10).

Porque nos alimentamos?
Há pelo menos duas realidades que envolvem a degustação de alimentos: prazer e nutrição. Prazer é o deleite que é produzido ao saborear um delicioso alimento. Diz respeito à sensação agradável provocada pela ingestão de guloseimas e outras iguarias. Nutrição diz respeito ao valor nutritivo dos alimentos. São os ingredientes necessários à manutenção da vida do corpo e que nos dão sustento e saúde.

Prazer
São muitos os cursos e as técnicas utilizadas para extrair os melhores sabores dos alimentos, com a finalidade de preparar os melhores pratos, para atrair os amantes da boa culinária. Cozinheiros famosos fazem sucesso pela capacidade de preparar as melhores iguarias. Isto tudo pelo grande prazer de degustar um bom alimento. Dois sentidos do corpo humano são utilizados neste processo: o olfato identifica o cheiro dos alimentos e o paladar o sabor. Juntos, enviam ao cérebro os impulsos que identificam o aroma e o sabor.

Imagine aquele prato especial que a mamãe prepara e que tanto nos agrada! O simples fato de trazê-lo à memória nos causa uma sensação de desejo e salivação. Quando sentimos o agradável odor que ele exala e percebemos o sabor prazenteiro que possui, comemos com muita satisfação e alegria. A sensação de gozo é que nos leva a querer repetir o processo. Razão pela qual sempre aceitamos o convite para degustar aquele prato.

Como é triste uma pessoa que perdeu o paladar ou o olfato, e não consegue mais sentir o cheiro e saborear o gosto dos alimentos. Quase sempre, quando sentimos fastio e perdemos o prazer pela comida, isto está associado a uma doença ou mal-estar. Pode ser uma gripe forte, que afeta o olfato, ou alguma inflamação ou reação alérgica, que altere o sabor dos alimentos à nossa boca, e que nos faz perder o prazer de degustá-los.

A leitura da Palavra de Deus deve produzir também uma sensação agradável ao nosso espírito. O salmista declara, a respeito do homem bem-aventurado no Salmo 1: "...tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (v.2). O salmista também afirma: “Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia” (Sl 119.77). Ele não está falando que lê a Bíblia porque está sendo obrigado por alguém ou pela exigência do cargo ou compromisso, mas de um leitor movido pelo prazer da leitura da Palavra de Deus.

Nutrição
A outra realidade envolvida no alimento é a nutrição. Tratam-se dos nutrientes, fornecidos pelos alimentos que são fundamentais para a realização das funções vitais de cada ser vivo. Com uma boa alimentação, através de uma dieta balanceada, podemos fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de substâncias importantes para seu bom funcionamento. Às vezes, comemos um alimento que não é tão saboroso, mas sabemos que é necessário, pelo seu valor nutricional.

A Palavra de Deus é o alimento que vai fornecer à alma os “nutrientes espirituais” necessários para dar força e robustez à vida espiritual. Falando sobre a necessidade de alimento espiritual de cada um de nós, Jesus falou: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4.4). Ele também nos incentivou a trabalhar “pela comida que permanece para a vida eterna” (Jo 6.27).

Estes dois fatores se completam, no tocante à degustação dos alimentos: quando somos atraídos pelo prazer, ingerimos o alimento que nos fornece a nutrição. Isto nos dará a saúde para continuarmos com os sentidos funcionando, o que fará com que o desejo de alimentar-se não deixe de existir. Prazer e nutrição; vontade e necessidade. É um ciclo maravilhoso, responsável pela manutenção da vida.



O fastio espiritual
Se não temos prazer na leitura constante da Bíblia Sagrada, e sentimos um “fastio espiritual”, certamente temos alguma dificuldade. Uma pessoa pode não desejar comer um alimento, em geral, por duas razões: não conhece o sabor ou valor do alimento, pelo fato de nunca tê-lo provado, ou está com algum problema, que muda o sabor do alimento ou provoca fastio. Em ambos os casos, só há um remédio: ler a Bíblia. Quanto mais ler, mais conhecerá as riquezas deste tesouro e mais terá desejo de descobrir este sabor.

Por outro lado, a leitura da Bíblia fornecerá o vigor espiritual que necessita para manter um bom desenvolvimento espiritual, a fim de ter saúde para resistir aos ataques espirituais que querem debilitar o espírito e alquebrar a alma, provocando uma fragilidade diante das tentações.

Há, porém, uma grande diferença entre o alimento espiritual e o material: o alimento material produz saciedade, quando ingerido na quantidade certa, e pode provocar problemas, se ingerido em demasia. O alimento espiritual, entretanto, não possui nenhuma contra-indicação e nunca nos sentimos saciados suficientemente, porque quanto mais o buscamos, mais sentimos fome de Deus.

Bibliografia
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo, Vida Nova: 1999, 1ª edição.
DUFFIELD, Guy P., VAN CLEAVE, Nathaniel M. Fundamentos da Teologia Pentecostal. Vol 1. São Paulo: Quadrangular, 2000.

http://www.estudosgospel.com.br/estudos/diversos/a-linguagem-simbolica-das-escrituras.html